Alunos concluem curso de aquecimento solar em Limeira

Os alunos do curso gratuito de aquecimento solar receberam seus certificados e estão prontos para o mercado de trabalho. O curso aconteceu entre 13 e 20 de fevereiro e foi realizado por meio de um convênio entre o Fundo Social de Limeira e o Fundo Social de São Paulo. O Centro Paula Souza foi responsável por ministrar as aulas. O objetivo foi capacitar os alunos a construírem um sistema de aquecimento solar de baixo custo para pré-aquecer a água do chuveiro elétrico por meio da energia presente na luz solar.

A presidente do Fundo Social de Limeira Roberta Botion entregou os certificados para os concluintes e os parabenizou pela busca por conhecimento nessa área. “As construções sustentáveis estão cada vez mais presentes e as oportunidades serão crescentes. Esses alunos terão oportunidade de uma nova profissão, uma recolocação no mercado de trabalho e ainda ajudar o meio ambiente, com a utilização de energia solar”, falou.

Ezequiel Barbosa foi um dos alunos que se formaram. Ele já fez o curso de construção civil, também disponibilizado pelo Fundo Social de Limeira por meio de uma parceria com a Secretaria de Habitação, e está construindo a própria a casa com a esposa. Barbosa achou as aulas de aquecimento solar bem produtivas. “Aprendi a fazer exatamente o sistema que eu esperava instalar em casa com o objetivo de gerar conforto e economia para a minha família. Estamos construindo e já vamos deixar tudo dentro das condições técnicas pra ela ser autossustentável em todos os aspectos possíveis”, disse ele, que além de estar construindo sua própria casa, está trabalhando na área.

A certificação ocorreu na última quinta-feira (20) no auditório do Ceprosom e contou com a presença da presidente Aucélia Damaceno e de diretores da autarquia. Ao todo, foram ofertadas 20 vagas.

Compartilhe!