Representantes de diferentes secretarias da Prefeitura de Limeira (SP) se reuniram, na tarde desta segunda-feira (5), na Secretaria de Obras e Serviços Públicos, para alinhar estratégias e planejar medidas urgentes para a área rural de Limeira no próximo trimestre.
Participaram do encontro a secretária de Agronegócios e Áreas Rurais, Antonieta Polatto; o secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Fábio Luccas Rosa Júnior; e o secretário de Obras e Serviços Públicos, Márcio Marino.
O grupo reforçou a importância do trabalho conjunto para enfrentar problemas imediatos, especialmente relacionados às estradas rurais danificadas pelas fortes chuvas e ao descarte irregular de lixo. Entre as prioridades estão a recuperação das vias rurais e a manutenção das chamadas “costelinhas” — ondulações que se formam no solo e prejudicam o tráfego.
Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, o planejamento terá início imediato: “Nosso objetivo é agir rapidamente, iniciando intervenções emergenciais com equipes de trabalho, utilizando caminhões e máquinas para a manutenção do que foi danificado pelas últimas chuvas”, afirmou.
Ele também destacou a importância das cacimbas construídas durante o período de estiagem, que já apresentam resultados positivos com a chegada das chuvas, contribuindo para a captação e armazenamento de água.
Ações de limpeza e descarte de lixo
Algumas iniciativas já foram realizadas no ano passado, como mutirões de limpeza nos pontos com maior acúmulo de resíduos, ampliação da fiscalização ambiental e reforço das campanhas de educação ambiental nos bairros mais afetados.
A operação envolve fiscais ambientais, Guarda Civil Municipal e Pelotão Ambiental. Infrações relacionadas ao descarte ilegal podem gerar multas de até R$ 11 mil.
Durante a reunião, uma das propostas discutidas foi a instalação de caçambas inteligentes em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de reduzir o descarte inadequado e melhorar a limpeza urbana.
Onde descartar corretamente o lixo em Limeira
Lixo comum — recolhido três vezes por semana pela coleta domiciliar.
Lixo reciclável — coletado uma vez por semana.
Ecopontos — disponíveis em diversos bairros para recebimento de materiais recicláveis.
Cacareco — coleta de inservíveis conforme cronograma semanal.




