O Água Santa acabou com a série de quatro vitórias seguidas da Internacional ao vencer de virada por 2 a 1, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, no encerramento da 9ª rodada do Paulistão.
Com a derrota, a Inter também deixou a zona de classificação para as quartas de final, caindo para a terceira posição com 13 pontos.
O Mirassol venceu o Botafogo por 2 a 1 e ultrapassou o Leão com 14 pontos. O líder é o Red Bull Bragantino, que empatou com o São Paulo por 2 a 2, no Morumbi, e soma 15 pontos.
Na próxima rodada, a Inter enfrentará o Santo André, sábado às 18h, no Estádio Bruno José Daniel, no ABC. O Red Bull Bragantino vai a Itu, no sábado às 16h. Já o Mirassol encara o Palmeiras, na Arena Barueri, também no sábado, às 18h.
Ou seja, a rodada pode ser positiva para o Leão, desde que ele volte a vencer. Vale lembrar que a Veterana tem um jogo a menos, que será contra o São Paulo, dia 28, quarta-feira, às 21h35, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Voltando ao jogo contra o Água Santa, a Inter não soube aproveitar a vantagem no placar e os importantes desfalques dos meias Luan Dias e Bruno Xavier com o terceiro cartão amarelo.
Antes do jogo vieram duas notícias: o artilheiro Juninho novamente vetado e para a surpresa de todos, o goleiro Max Walef no banco de reservas. O novato Jonathan, de apenas 20 anos, ganhou uma nova oportunidade.
Ao contrário da fogueira que entrou contra o Palmeiras, quando Zé Carlos fraturou o antebraço, Jonathan foi mais seguro. Contra o Verdão falhou nos dois gols (Raphael Veiga e Dudu). Já contra o Netuno, não teve responsabilidade nos gols.
Como de costume, a Inter fez um bom primeiro tempo. Logo aos 3 minutos, Everton Brito bateu forte da meia-direita e o goleiro Ygor Vinhas fez uma excelente defesa.
Aos 20 minutos, Rafael Oller cometeu pênalti em Andrew. O árbitro Matheus Delgado Candançam marcou, mas foi chamado pelo VAR Márcio Henrique de Góis. Mesmo assim, manteve sua decisão.
O lateral-esquerdo Zé Mário cobrou forte, no meio do gol. Ygor Vinhas ainda tocou na bola, mas ela entrou no alto: 1 a 0. Foi o segundo gol do ala de pênalti na competição – o primeiro foi diante do Novorizontino.
A Inter quase ampliou com Lucas Buchecha, que aproveitou uma sobra fora da área e bateu forte, rente a trave do Netuno.
Mas durante o jogo o sistema defensivo da Veterana sofreu alguns apagões. Aos 29 minutos por exemplo, Zé Mário foi recuar do meio de campo para Jonathan e entregou nos pés de Igor Henrique. O ex-jogador da Inter desceu livre e da entrada da área finalizou por cima.
Aos 30, um bonito lance da Inter. Em uma jogada bem trabalhada pela direita, Lucas Buchecha tocou para trás e Emerson Santos bateu no alto. O goleiro Ygor Vinhas fez uma grande defesa em seu ângulo esquerdo.
No fim do primeiro tempo, Zé Mário deu um carrinho na lateral-esquerda e sentiu a parte posterior da coxa. César Morais, titular na última Série D, entrou pela primeira vez neste Paulistão.
O Água Santa, atual vice-campeão paulista, foi o dono absoluto do segundo tempo. O técnico Bruno Pivetti voltou com Júnior Todinho no lugar de Rafael Oller. O ex-atacante do Guarani precisou de três minutos para empatar o jogo. Igor Henrique ganhou no pé de ferro de Emerson no meio de campo e abriu na esquerda para o goleador, que bateu firme na saída de Jonathan: 1 a 1.
Aos 13, Keké escapou pela esquerda e levantou na cabeça de Júnior Todinho, que quase ampliou.
A Inter estava em parafusos e aos 27, no passe errado de Diego Jussani na defesa, Júnior Todinho avançou e serviu Igor Henrique. A finalização do camisa 10 foi defendida de forma brilhante por Jonathan.
Até que aos 35 minutos não teve jeito. Escanteio cobrado por Thiaguinho pela esquerda e gol de cabeça de Kady: 2 a 1.
A Inter teve apenas uma chance para empatar, quando o atacante João Felipe, que tinha acabado de entrar no jogo, recebeu pela esquerda, cortou por dentro e bateu forte de perna direita. A bola passou raspando a trave de Ygor Vinhas.
Final, 2 a 1. O resultado deixou o time de Diadema na vice-liderança do Grupo B, na zona de classificação às quartas de finais. O Água Santa chegou a 13 pontos e está atrás justamente do seu algoz de 2023, o Palmeiras, que lidera, com 18. A Ponte Preta é a terceira com 12, enquanto o Guarani é o lanterna, com apenas cinco.
Água Santa 2 x 1 Internacional
Gols – Zé Mário aos 20 minutos do primeiro tempo (IN); Júnior Todinho aos 3 e Kady aos 35 minutos do segundo tempo (AS).
Local – Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
Árbitro – Matheus Delgado Candançan.
Público – 695 pagantes.
Renda – R$ 17.660,00
Água Santa – Ygor Vinhas; Alex Silva (William), Wálber, Jhonnathan e Gabriel Inocêncio; Kady (Cristiano), Thiaguinho, Igor Henrique e Rafael Oller (Júnior Todinho); Keké (Neilton) e Bruno Mezenga (Jael). Técnico – Bruno Pivetti.
Internacional – Jonathan; Felipe Albuquerque, Diego Jussani, Maurício e Zé Mário (César Morais); Emerson Santos, Lucas Buchecha (Lima) e Gustavo Bochecha; Éverton Brito (João Felipe), Quirino (Rafael Silva) e Andrew (Albano). Técnico – Júnior Rocha.
Ocorrências – cartões amarelos para Maurício, César Morais e Gustabo Bochecha (3º) (Inter de Limeira); Wálber e Keké (AS).