As polícias Civil e Militar cumpriram nesta quarta-feira (11) mandados de busca e apreensão nas residências três adolescentes suspeitos de planejar um ataque a uma escola pública localizada no bairro Bonsucesso, em Avaré, no interior de São Paulo. Os três eram monitorados pelo Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar, após denúncias e a identificação de postagens em redes sociais e informações com ameaças a estudantes e profissionais da educação.
Nos locais, foram apreendidas uma arma de fogo, calibre 22, com silenciador, uma arma de pressão, um simulacro de pistola, sete munições de calibre 38, dois canivetes, uma faca, 15 lâminas de bisturi e celulares com mensagens alusivas a ataques ocorridos em ambiente escolar.
O caso foi registrado na Delegacia Seccional de Avaré e o Conselho Tutelar acionado. O pai de um adolescente foi preso por posse irregular de arma de fogo e aguarda audiência de custódia. Os menores foram encaminhados para a Vara da Infância e Juventude com o pedido para apreensão. As investigações prosseguem para elucidar os fatos.
Ações em prol da segurança nas escolas
Em julho do ano passado, o Governo do Estado de São Paulo lançou o programa Escola mais Segura, um pacote de medidas para reforçar a segurança em unidades de ensino estaduais por meio da Polícia Militar.
Desde então foi criado o Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar (Gispec), que conta com servidores da educação e da Polícia Militar. O gabinete integrado contribui para o planejamento das estratégias de segurança tanto nas sedes administrativas quanto nas unidades escolares, em parceria com a SSP.
Outra medida do Escola Mais Segura foi a integração entre as câmeras de segurança das escolas da rede estadual com o Centro de Operações Integradas (COI), que reúne outros setores como Bombeiros e Defesa Civil.
Também segue em vigor o Conviva, um Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar que tem a proposta de tornar toda escola um ambiente de aprendizagem solidário, colaborativo, acolhedor e seguro.
O programa visa identificar vulnerabilidades de cada unidade escolar e atrelar ações proativas de segurança.