O prefeito de Cordeirópolis (SP), Adinan Ortolan, vai representar os prefeitos brasileiros na mesa de abertura da Urban 20, a diplomacia de cidades, que congrega municípios dos países membros do G20, e que acontece entre os dias 14 e 16 deste mês no Rio de Janeiro.
O evento tem por objetivo promover o debate e a articulação política de recomendações nas pautas de economia, clima e desenvolvimento nas cidades. A rede global reunirá prefeitos e delegações de mais de 100 cidades, em ações para enfrentar a crise climática, na maior organização de governos locais e regionais do mundo.
O Urban 20 também reunirá chefes de Estado dos países mais ricos do mundo (G20). Ortolan ficará em uma mesa com o representante do Governo Brasileiro, Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais, dos governadores que serão representados por Renato Riedel – governador do Mato Grosso do Sul -, e prefeitos de Paris, Istambul, Barcelona e chefes de outros continentes.
Adinan recebeu a missão de palestrar sobre o tema “O impacto das mudanças climáticas nos governos locais” e o convite partiu da Associação Brasileira de Municípios, a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o Fórum Nacional de Governadores e a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
“O evento vai destacar a importância e os benefícios da governança integrada envolvendo autoridades locais, regionais e nacionais, celebrar a liderança brasileira na pauta, com a apresentação do compromisso para o Federalismo climático estabelecido pelo Conselho da Federação do Brasil e fortalecer a colaboração, incentivar parcerias e compartilhar conhecimento entre os participantes para impulsionar a ação climática coletiva”, declarou o prefeito de Cordeirópolis.