Uma das séries de animação mais amadas pelos brasileiros ao longo das últimas três décadas, “Caverna do Dragão” acostumou uma geração inteira a acompanhar pela TV as aventuras diárias dos jovens Hank, Sheila, Diana, Bobby, Eric e Presto pelos encantos e perigos de um reino de fantasia, enquanto tentam descobrir um modo de retornarem para casa. Em nenhum outro lugar do mundo, a série fez tanto sucesso quanto no Brasil, país em que “Caverna do Dragão” permaneceu no ar por muito tempo, conquistando até mesmo filhos e sobrinhos dos fãs originais.
A Renault decidiu presentear os fãs de “Caverna do Dragão” com um live-action digno de Hollywood. Em campanha criada pela DPZ&T para o lançamento do Renault Kwid Outsider, a superprodução vai ao ar hoje no intervalo do Jornal Nacional. A ação de comunicação apresenta o conceito “Deixe o Impossível Para Trás”, que traça um paralelo com as aventuras de “Caverna do Dragão”.
“Lançamos a versão Outsider para celebrar o sucesso do SUV dos compactos, que dá ao consumidor mais uma opção em design, segurança, conectividade e economia de combustível. E com base no próprio nome do carro, pensamos em contextualizar o Kwid Outsider nesta campanha da melhor maneira possível dentro do universo da cultura pop. No caso de ‘Caverna do Dragão’, temos uma série que se tornou um fenômeno no país, mas que nenhuma outra marca explorou seu potencial na publicidade brasileira. A Renault é a primeira. ”, afirma Federico Goyret, diretor de marketing da Renault do Brasil.
Depois que imagens da produção foram vazadas na internet, a Renault e a DPZ&T uniram forças numa parceria inédita com o Omelete. Como consequência, a estratégia seguiu com o portal, revelando que a Renault estava por trás do retorno da série animada, divulgando trailers e cartazes que poderiam muito bem fazer parte da estratégia de lançamento de um filme bastante aguardando da indústria do cinema americano. Assista:
Filmado na Argentina, perto da fronteira com Bolívia e Chile, o live-action produzido pela Saigon e dirigido por Vellas preservou todos os códigos do desenho, mas com o cuidado de não infantilizar a produção, já que a animação original foi realizada em 2D. O Senhor dos Anéis, O Hobbit e Game of Thrones foram fontes de inspiração para trazer um aspecto contemporâneo à campanha, desde a seleção do casting e do acting dos personagens até a confecção dos figurinos e o trabalho de pós-produção para a composição do dragão Tiamati, da Uni e do temido Vingador.
Na dublagem, destaque para o retorno do ator Orlando Drummond fazendo novamente a voz do vilão da saga, o Vingador.
“Esta é uma campanha com um forte componente emocional, pois mexe com a memória afetiva do brasileiro. Estamos resgatando uma série que as pessoas amam e transformando a animação em personagens de carne e osso. E o Kwid Outsider será protagonista dessa aventura. Inspirados na indústria do entretenimento, a campanha conta com uma estratégia de um grande lançamento de cinema, incluindo buzz com conteúdo dos bastidores, pôsteres, teasers, trailers e, claro, a grande estreia.”, afirma Rafael Urenha, CCO da DPZ&T.