Está sendo realizado na manhã desta sexta-feira (28) a reintegração de posse do Horto Florestal de Limeira (SP). A Polícia Militar (PM), a Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes da Prefeitura estão no local coordenando a retirada dos barracos que ainda restam.
Por enquanto a reintegração está sendo pacífica e não existe manifestação no local. O prazo para as famílias deixarem a área venceu no dia último domingo (23). Uma determinação judicial está aberta e as autoridades poderiam cumpri-la a qualquer momento. Mas em comum acordo as famílias concordaram em deixar de forma voluntária a invasão.
Ao todo, cerca de 800 famílias integrantes dos movimentos dos Sem Terra (MST) e Sem Casa (MSC) estavam ocupando o Horto desde o dia 7 de setembro.
Ocorridas de forma simultânea, as invasões foram feitas por muitas pessoas vindas de outros locais. O MST, por exemplo, arregimentou famílias de São Paulo para participarem do ato em Limeira. Uma forte estrutura atuou durante as invasões. Caminhonetes e veículos estavam no local ajudando no aparato.
Famílias de sem-casa invadiram a área do Horto, que já pertence ao município. O fato viola lei municipal sobre a questão habitacional, o que fará com que a Prefeitura exclua famílias inscritas em cadastro municipal da Secretaria de Habitação como pretendentes de lotes urbanizados.
Imagem: Veloz / Rápido no Ar