O setor de alimentação fora de casa tem um crescimento anual de 10% segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). E boa parte desse crescimento vem do uso de ferramentas especializadas em promoções, como sites e aplicativos de descontos, que são uma “febre” entre os mais variados perfis de clientes e, com isso, são parte fundamental para os estabelecimentos que desejam atrair cada vez mais clientes.
Porém, é possível listar muitas diferenças entre as compras coletivas e os aplicativos de cupons digitais. A principal delas talvez seja o perfil do usuário. Enquanto o cliente de compras coletivas busca um desconto mais agressivo, em média entre 30% a 50%, ele tende a não retornar ao local caso não tenha a oferta. Já o usuário de aplicativo de cupons digitais tende a ser um público mais fiel e com maior poder aquisitivo, pois o desconto oferecido é mais baixo, normalmente de 20%.
Em Porto Alegre, o restaurante Riversides fala que parou de usar os sites de compras coletivas em 2014 e adotou um aplicativo pioneiro em cupons digitais para restaurantes, um dos aplicativos mais utilizados no Brasil, por atrair um público mais qualificado. O aplicativo é responsável por gerar um incremento real de 15% no faturamento mensal do restaurante segundo a Gerente de Marketing, Audrey Hoefel, que ressalta: “Nosso perfil de clientes gosta mais de usar o app. O desconto exigido de 20% não é agressivo e, desta forma, conseguimos disponibilizar uma boa quantidade de cupons que convertem em vários clientes diariamente para o restaurante. Além disso, a taxa do aplicativo e o perfil de clientes são melhores do que quando trabalhava com sites de compras coletivas, então consideramos o app como a melhor opção para atrair clientes dentro da nossa estratégia.”
Para os clientes, outra diferença entre os sites e aplicativos é a forma de utilizar. Enquanto no site de compras coletivas o cliente compra o voucher antecipado e levam impresso no local, nos aplicativos os clientes pegam o cupom gratuitamente e mostram na tela do celular quando chegam no restaurante para ganhar o desconto.
Neste mercado que iniciou com os sites de compras coletivas, hoje os aplicativos representam a nova onda para conectar clientes a restaurantes.