Por essa ninguém esperava. A Internacional perdeu, de virada, para a Itapirense, por 3 a 2, sábado no Limeirão, pela última rodada da primeira fase da Copa Paulista. O time de Itapira apenas cumpria tabela e superou o time alternativo do Leão.
Como a Internacional jogava no mesmo dia contra o Rio Branco, no Espírito Santo, pelas oitavas de final da Série D, o técnico Bruno Saymon, do Sub-20, foi o responsável por comandar o alvinegro no Major Levy.
Reforçado com o artilheiro Miguel Bianconi, que estava suspenso no Campeonato Brasileiro pela expulsão diante do Marcílio Dias, a Inter esperava vencer para terminar no G-8 e com isso, decidir o mata-mata das oitavas de final em casa.
Mas com a derrota, a Inter terminou apenas em 10º lugar e agora enfrentará o Comercial, dono da sétima melhor campanha. Primeiro jogo no Limeirão e a volta em Ribeirão Preto.
Vale lembrar que os times se enfrentaram duas vezes na primeira fase e os jogos terminaram no 2 a 2. No primeiro turno, por duas vezes o time de Ribeirão Preto esteve à frente do placar com o artilheiro Felipe Rodrigues no Limeirão. Mas Michael Paulista e Lucas Douglas deixaram tudo igual.
No returno, na Arena NickNet, estádio do Botafogo (Santa Cruz), foi a vez da Inter comandar o placar duas vezes, com dois gols do novato Thomaz. Mas Alex Silvério e o próprio Felipe Rodrigues empataram para o Bafo.
Vale lembrar também que o Comercial eliminou a Inter no mata-mata da Copa Paulista de 2019, vencendo no Palma Travassos por 3 a 2. O técnico leonino era Edilson Santos.
A Inter terminou em terceiro no Grupo 2, com 14 pontos, junto com a Francana, que eliminou o Botafogo, vencendo por 1 a 0, em Ribeirão Preto. O União São João venceu o Comercial por 1 a 0, em Araras, e fechou em, primeiro lugar com 19 pontos, contra 17 do Bafo.
Jogo
A Internacional iniciou com oito profissionais e os novatos Nicolas Dutra, Samuel e Thomaz. A primeira chance foi da Itapirense. Aos 2 minutos, cobrança de falta fechada de João Vitor e defesa de Arthur Silveira em seu canto esquerdo.
Aos 4 minutos, Maurício deu um lindo passe para Thomaz, que arrancou em velocidade em direção a área. O centroavante bateu na saída do goleiro para fazer 1 a 0. Foi seu terceiro gol pelo profissional.
Mas a Itapirense empatou logo em seguida. Aos 8 minutos, o volante Alef recuou errado e deu nos pés de João Vitor. O meia avançou livre e mandou forte, certeiro, no cantinho esquerdo de Arthur Silveira: 1 a 1.
Aos 12, foi a vez de Franklin errar na entrada da área. Caveira finalizou e o goleiro leonino segurou no meio do gol. O time visitante teve mais três boas oportunidades, uma delas de cabeça, que Arthur Silveira evitou.
O jogo era bom e a Inter voltou a comandar o placar aos 17 minutos. Thomaz cruzou da direita para Miguel Bianconi. O “Senhor Limeirão” dominou com categoria, tirou do zagueiro e bateu firme, no canto: 2 a 1. Foi seu 11º gol pela Veterana, o sexto no Major Levy.
E não é que a Itapirense chegou ao empate novamente. Aos 28 minutos, Biel deixou tudo igual, após receber passe de Jadson na área. E logo em seguida, quase o Coelho virou com João Vitor, que perdeu um gol feito, cara a cara com Arthur Silveira.
Ainda no primeiro tempo, a arbitragem anulou um gol de Miguel Bianconi, alegando impedimento. Após falta cobrada por Juninho pela meia-esquerda, Maurício cabeceou para a área e o Senhor Limeirão completou para a rede.
No segundo tempo, a Itapirense mostrou mais vontade. O objetivo era dar o troco pelos 4 a 2 sofridos no primeiro turno, no Estádio Coronel Francisco Vieira. E conseguiu. Aos 11 minutos, Gabriel Santos costurou a defesa leonina, passando por Maurício e Alef, e acertando um tiro certeiro de fora da área, no ângulo de Arthur Silveira. Um golaço: 3 a 2.
Aos 23, Maurício viu o goleiro adiantado e tentou encobri-lo. A bola caprichosamente não entrou. No último lance da partida, Lucas Gadelha pegou de sem pulo na área e o goleiro fez um milagre.

Situação
Resultados da última rodada:
Grupo 1: Noroeste 3 x 1 Monte Azul e Grêmio Prudente 2 x 1 Linense;
Grupo 2: Internacional 2 x 3 Itapirense, Botafogo 0 x 1 Francana e União São João 1 x 0 Comercial;
Grupo 3: XV de Piracicaba 1 x 0 Paulista, Rio Branco 2 x 2 Guarani e São Bento 1 x 1 Primavera;
Grupo 4: Taubaté 3 x 0 São Caetano, Santo André 0 x 0 Oeste e São José 1 x 1 Portuguesa Santista.
A classificação final ficou assim:
Grupo 1: 1) Grêmio Prudente 16, 2) Monte Azul 14, 3) Noroeste 11, 4) Araçatuba 8 e 5) Linense 5.
Grupo 2: 1) União São João 19, 2) Comercial 17, 3) Internacional e Francana 14, 5) Botafogo 9 e 6) Itapirense 7.
Grupo 3: 1) XV de Piracicaba 24, 2) Primavera 19, 3) Paulista 13, 4) São Bento 11, 5) Guarani 8 e 6) Rio Branco 5.
Grupo 4: 1) São José 20, 2) Portuguesa Santista 15, 3) Oeste 14, 4) São Caetano 13, 5) Taubaté 10 e 6) Santo André 7.
Confrontos das oitavas de final:
Comercial x Internacional
XV de Piracicaba x Araçatuba,
São José x São Bento
Grêmio Prudente x São Caetano
Monte Azul x Francana
Portuguesa Santista x Oeste
União São João x Noroeste
Primavera x Paulista
Internacional 2 x 3 Itapirense
Gols – Thomaz aos 4 e Miguel Bianconi aos 17 minutos do 1º tempo (IN); João Vitor aos 8 e Biel aos 28 minutos do 1º tempo e Gabriel Santos aos 11 do 2º tempo (ITA).
Local – Limeirão
Árbitro – Rodrigo Gomes Paes Domingues
Público – 327
Renda – R$ 3.490,00
Internacional – Athur Silveira; Pablo Diogo (Léo Lopes), Franklin, Nicolas Dutra e Samuel; Alef (Daniel), Maurício, Juninho e Gabriel Lira (Lucas Gadelha); Thomaz (Samuel Pontes) e Miguel Bianconi. Técnico – Bruno Symon.
Itapirense – Viotti; João Leite, Antoniel, Jadson e Lucas (Gregory); Kleberson (Gabriel Santos), Marcus, Ribas (Carlos) e João Vitor (André Santos); Biel (Riquelmi) e Caveira. Técnico – Thales Campanati.
Ocorrências – cartões amarelos para Samuel e Pablo Diogo (IN), Marcus, João Vitor, Antoniel e João Leite (ITA).




