O sonho de enfrentar o Real Madrid na grande final da Copa Intercontinental, o chamado Mundial de Clubes, chegou ao fim para o Botafogo/RJ.
Cansado pela maratona de jogos, pela comemoração dos títulos da Taça Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro, além de viajar 1.800 km, o Fogão foi eliminado pelo Pachuca, do México, por 3 a 0, no Stadium 974, em Doha, no Catar.
O técnico Artur Jorge se viu obrigado a poupar os titulares que estavam mais desgastados. Desta forma, o lateral Alex Telles, o volante Marlon Freitas, o meia argentino Thiago Almada e o atacante Savarino começaram no banco de reservas.Além deles, o lateral Vitinho e o zagueiro Bastos foram vetados.
Após um primeiro tempo sem gols, o time mexicano abriu o placar aos 5 minutos. Oussama Idrissi passou por dois marcadores na área e acertou o cantinho de John. Uma linda jogada individual.
Foi então que Artur Jorge colocou Júnior Santos, Almada, Savarino e Tiquinho Soares em campo. Mas não adiantou, pois aos 20 minutos, Deossa recebeu na área e bateu cruzado, por baixo de John, que aceitou.
O Botafogo se perdeu ainda mais em campo e acabou sofrendo o terceiro gol mexicano. Aos 33 minutos, após contra-ataque bem executado, o venezuelano Rondón recebeu na área e carimbou a vaga do Pachuca.
Com a vitória, o Pachuca garante o troféu do Dérbi das Américas e avança para a semifinal. No próximo sábado, a equipe encara o Al-Ahly, do Egito, campeão da Copa África-Ásia-Pacífico, pela Challenger Cup. Quem vencer este confronto encara o Real Madrid, quarta-feira, no Estádio Luzail.
Botafogo/RJ 0 x 3 Pachuca
Gols – Idrissi aos 4, Deossa aos 20 e Salomón Rondón aos 35 minutos do 2º tempo.
Local – Estádio 974, em Doha, no Catar
Árbitro – Danny Makkelie (HOL)
Botafogo – John; Matto Ponte (Tiquinho Soares), Adryelson, Alexander Barboza e Cuiabano; Allan (Marlon Freitas), Gregore e Eduardo (Almada); Matheus Martins (Savarino), Igor Jesus (Júnior Santos) e Luiz Henrique. Técnico – Artur Jorge.
Pachuca – Moreno, Luis Rodríguez, Barreto (Cabral), Micolta e Bryan González; Pedraza, Montiel, Arturo González (Ángel Mena), Idrissi e Bautista (Deossa); Rondón. Técnico – Guillermo Almada.
Ocorrências – Cartões amarelos para Bryan González (Pachuca); Arturo González (Pachuca); Cuiabano (Botafogo)