Ninguém mais respeita ou tem medo do futebol brasileiro. Uma vergonha. A seleção de Dorival Júnior, recheada de estrelas, conseguiu perder para o Paraguai por 1 a 0, e ainda por cima ouvir “olé” nas arquibancadas do Defensores del Chaco. Detalhe: os donos da casa só tinham marcado um gol nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Nossa seleção continua envergonhando o seu torcedor. E o Brasil vinha de uma vitória importante sobre o Equador por 1 a 0, no Couto Pereira.
O único gol do Paraguai foi marcado aos 18 minutos do 1º tempo, pelo jovem meio-campista Diego Gómez, após fintar Bruno Guimarães e acertar um lindo três dedos no canto esquerdo de Alisson.
O Brasil produziu muito pouco e jogou como se não precisasse subir na tabela. Endrick e Vinicius Júnior se apresentaram mal. Lucas Paquetá fez menos ainda. A seleção não funcionou coletivamente mais um vez.
O único lance de destaque foi a finalização de Guilherme Arana que não virou gol porque Junior Alonso salvou perto da linha.
Com a derrota, caiu para o quinto lugar. São apenas dez pontos em oito partidas – oito a menos que a líder Argentina. O Paraguai tem nove e está no sétimo lugar.
Não se sabe se o Brasil estará na final da Copa do Mundo de 2026, como previu, em tom de promessa, duas vezes o técnico Dorival Júnior. Não se sabe sequer se a seleção brasileira conseguirá vaga para jogar o Mundial sediado nos Estados Unidos, Canadá e México.
Dorival voltou com João Pedro e Luiz Henrique nas vagas de Endrick e Bruno Guimarães. O Brasil até melhorou, mas não a ponto de mudar o roteiro do jogo. Gatito Fernández, goleiro do Botafogo/RJ, apareceu duas vezes para defender as finalizações de Vini Jr no final.
A maior seleção do mundo, cinco vezes campeã mundial, se orgulha de seu passado. No presente, ouve “olé” no Paraguai.
Situação
Resultados da 8ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas: Colômbia 2 x 1 Argentina, Chile 1 x 2 Bolívia, Equador 1 x 0 Peru, Venezuela 0 x 0 Uruguai e Paraguai 1 x 0 Brasil.
A classificação está assim: 1) Argentina 18, 2) Colômbia 16, 3) Uruguai 15, 4) Equador 11, 5) Brasil e Venezuela 10, 7) Paraguai e Bolívia 9, 9) Chile 5 e 10) Peru 3.
A 9ª rodada será disputada no dia 10 de outubro: Chile x Brasil, Peru x Uruguai, Venezuela x Argentina, Bolívia x Colômbia e Equador x Paraguai.
Paraguai 1 x 0 Brasil
Gol – Diego Gómez aos 18 minutos do primeiro tempo.
Local – Estádio Defensores del Chaco, em Assnção, no Paraguai.
Árbitro – Andres Matonte (Uruguai).
Paraguai – Gatito Fernández; Cáceres, Balbuena, Junior Alonso e Alderete (Velásquez); Bobadilla, Villasanti, Diego Gómez (Ramón Sosa) e Almirón (Cuenca); Enciso (Riveros) e Isidor Pitta (Alex Arce). Técnico: Gustavo Alfaro.
Brasil – Alisson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana (Estêvão); André, Bruno Guimarães (Luiz Henrique) e Lucas Paquetá (Gerson); Rodrygo (Lucas Moura), Endrick (João Pedro) e Vinicius Júnior. Técnico: Dorival Júnior
Ocorrências – cartões amarelos para Bobadilla, Junior Alonso, Lucas Paquetá, Diego Gómez, Almirón e Vini Jr.