São Paulo e Atlético/MG iniciam hoje as quartas de final da Copa do Brasil. As equipes se enfrentam às 21h30, no Morumbis, pelo jogo de ida. A volta será na quarta-feira que vem, no mesmo horário, em Belo Horizonte.
Até aqui o São Paulo deixou pelo caminho o Águia de Marabá, do Pará, na terceira fase com 5 a 1 no placar agregado e o Goiás nas oitavas de final. O Tricolor fez 2 a 0, em casa e segurou o empate sem gols no jogo da volta, na Serrinha.
O Galo por sua vez, eliminou o Sport na terceira fase com uma vitória por 2 a 0, em Belo Horizonte e uma derrota por 1 a 0, em Recife. Nas oitavas de final, o time mineiro empatou com o CRB, em Alagoas, por 2 a 2 (perdia por 2 a 0) e garantiu a classificação com uma vitória na Arena MRV por 3 a 0, na volta.
Vivo em todas as competições que disputa, o São Paulo venceu os últimos cinco compromissos no Morumbis, o último diante do Vitória por 2 a 1, pelo Brasileirão. Com isso, segue na 5ª posição, com 41 pontos, estando a sete do líder Fortaleza.
Foram 14 jogos em casa desde que Luis Zubeldía assumiu o comando, em abril, e uma única derrota – para o Cuiabá por 1 a 0, em junho. O aproveitamento é de 83,3% nesse período, com 11 vitórias e dois empates. E só sofreu quatro gols.
O Atlético vem de derrota para o Fluminense por 2 a 0, no Mineirão, e vem mal das pernas no Brasileirão. O time de Gabriel Milito está apenas em 9º lugar, com 30 pontos, estando a nove do Bahia, que fecha o G-6 para a Pré-Libertadores.
O Galo tem desfalques. O meia argentino Zaracho passou por cirurgia. Fausto Vera e Deyverson disputaram a competição deste ano por Corinthians e Cuiabá e não podem atuar.
O atacante Hulk foi liberado do Departamento Médico e está à disposição. O camisa 7 vinha tratando de uma lesão na panturrilha direita desde 31 de julho. Na última semana, iniciou o processo de transição e, agora, está liberado.
São Paulo e Atlético voltam a se enfrentar em um torneio eliminatório depois de oito anos. O último encontro entre as equipes foi na Taça Libertadores da América de 2016. Na ocasião, a equipe paulista levou a melhor nas quartas de final após vitória no Morumbis por 1 a 0 e derrota na Arena Independência por 2 a 1. O gol marcado fora de casa foi o critério de desempate.
Os clubes não se enfrentam pela Copa do Brasil há mais de 20 anos. Na edição de 2000, paulistas e mineiros se encontraram nas semifinais. O São Paulo avançou depois de vencer em casa por 3 a 0 e empatar fora por 3 a 3.
Multa
A expectativa do São Paulo pelo futuro do atacante William Gomes, de 18 anos, se reflete em um número do novo contrato do jogador, assinado na segunda-feira. O documento prevê multa rescisória de 120 milhões de euros, algo próximo a R$ 735 milhões. O acordo vai até dezembro de 2028.
São Paulo x Atlético/MG
São Paulo – Rafael; Rafinha, Arboleda, Ferraresi e Welington: Luiz Gustavo, Bobadilla, Luciano, Lucas Moura e Wellington Rato; Calleri. Técnico – Luis Zubeldía.
Atlético/MG – Everson, Saravia (Bruno Fuchs), Battaglia, Júnior Alonso e Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco, Bernard e Gustavo Scarpa; Paulinho e Hulk. Técnico – Gabriel Milito.
Árbitro – Rafael Rodrigo Klein (RS)
Local – Morumbis, às 21h30.