Na tarde desta segunda-feira, 29 de julho de 2024, um tremor de terra de baixa magnitude (2,4 mR) foi registrado em Barueri, na Grande São Paulo. O abalo sísmico foi detectado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo.
O evento ocorreu por volta das 13h41 (horário de Brasília) e foi sentido por moradores das cidades de Osasco, Carapicuíba e Barueri, além do bairro de Pinheiros, na capital paulista.
Segundo o Centro de Sismologia, o tremor provavelmente teve origem natural, resultante de grandes pressões geológicas na crosta terrestre. No entanto, não foi descartada a possibilidade de que o abalo tenha sido causado por atividades de mineração ou indústrias de cimento na região.
O Centro de Sismologia também destacou que eventos de magnitude entre 2 e 3 são comuns no Brasil, ocorrendo semanalmente em diversas partes do país, e geralmente não são percebidos pela população. No caso deste tremor, apesar de ter sido sentido por algumas pessoas, é altamente improvável que tenha causado qualquer dano significativo.