A Internacional tem a chance de quebrar um tabu histórico neste sábado, às 18h30, diante do Avenida, em Santa Cruz do Sul, no jogo de ida do mata-mata do Campeonato Brasileiro da Série D. O Leão nunca venceu uma partida no Rio Grande do Sul.
Será a nona vez que a Inter jogará neste Estado. O retrospecto é de cinco empates e três derrotas.
A Inter jogou pela primeira vez em solo gaúcho em 25/11/1979, logo em seu primeiro Campeonato Brasileiro da Série A. O Leão enfrentou o São Paulo/RS, no Estádio Aldo Dapuzzo, e empatou sem gols.
A Inter, do técnico Alfredo Sampaio, empatou com: Marcos Passarinho; Volmil, Alexandre Pimenta, Beto Lima e Donizete; Miguel, Elói e Izidoro; Mazinho, Camargo e Marquinhos Capivara (Guinga).
O segundo confronto foi em Porto Alegre, no Beira-Rio, em 21/02/1981. O Leão trouxe um empate por 1 a 1. O Colorado saiu na frente com um gol de Vagner. O mesmo Vagner marcou contra.
A Internacional, do técnico João Francisco, empatou com: Serginho; Suemar, Celso, Bolívar e Donizete; Tornado (Antenor), Toinzinho e Elói; Camargo, Marcão (Almir) e Simões.
O terceiro jogo da Inter no Rio Grande do Sul aconteceu em 05/04/1981. O adversário foi o Grêmio, no Estádio Olímpico, também pelo Brasileirão. O Tricolor venceu por 1 a 0, gol de Newmar aos 9 minutos do 1º tempo, diante de 54 mil pagantes.
A Internacional, do técnico João Francisco, perdeu com: Serginho; Suemar, Beto Lima, Bolívar e Donizete; Celso (Tornado), Toinzinho e Elói; Camargo, Marcão e Simões (Almir).
Em 20/03/1982, a Internacional voltou ao Sul para enfrentar o São Paulo/RS, no Estádio Aldo Dapuzzo, e empatou por 2 a 2. Lela abriu o placar para o Leão aos 30 minutos do 1º tempo. O time da casa virou com Ricardo aos 35 e aos 44 minutos, ambos do 1º tempo. O alvinegro empatou com o mesmo Lela aos 9 minutos do 2º tempo.
A Internacional, do técnico Orlando Maia, empatou com: Serginho; Fidélis, Beto Lima, Bolívar e Nonoca; Miro, Elzo (Adilson) e Evaristo; Lela, Elísio (Marcão) e Wallace.
O quinto compromisso da Inter no Rio Grande do Sul foi em 04/10/1989, novamente diante do Internacional, no Beira-Rio. O placar foi de 0 a 0.
O Leão, do técnico Levir Culpi, segurou o time da casa com: Silas; China, Edvaldo, Valdir Carioca e Paulo Mendes; Gerson, Mendonça e Sidney (Silvinho); Machado, Ronaldo Marques (Luís Fernando) e Paulo Mattos.
Um novo confronto contra o Grêmio, no Estádio Olímpico, aconteceu no mesmo Brasileirão de 1989, em 28 de outubro. O Tricolor venceu por 2 a 0, com gols de Paulo Egídio aos 13 e Kita (lei do ex) aos 26 minutos do 2º tempo.
A Internacional, de Levir Culpi, perdeu com: Silas; China, Edvaldo, Valdir Carioca e Valdeni; Gerson, Luís Fernando (Ronaldo Marques) e Mendonça; Sidney; Machado e Marquinhos (Carioca).
Em 28/10/1990, no último Brasileirão que a Inter disputou, derrota para o Grêmio por 3 a 0, no Estádio Olímpico, gols de Maurício aos 24 e Caio aos 43 minutos do 1º tempo e Caio aos 24 minutos do 2º tempo.
A Internacional, do técnico Casimiro Mior, perdeu com: Oscar; Valdeni, Ricardo, Marco Antônio e Pecos; Manguinha, Ribamar, Márcio Florêncio e Douglas (João Renato); Ronaldo Marques (Nando) e Claudinho.
A última vez que a Inter jogou no Rio Grande do Sul foi no mata-mata da Série D do ano passado. Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0, no Limeirão, o Leão ficou no 1 a 1 com o Caxias, em 06/08/2023, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Eron abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo e Muriel empatou aos 21 da primeira etapa.
A Internacional, de Júnior Rocha, foi eliminada com: Victor Golas; Muriel, Balardin, Diego Jussani e César Morais; Vinícius Kiss, Lucas Buchecha (Kadu) e Kauê (Bruno Menezes); Mateusinho (Ueslei Brito), Joel Pantera Negra (Gonzalo Fornari) e João Felipe (Juninho).