Ainda sem vencer no Brasileirão e na zona do rebaixamento com apenas um ponto, o Corinthians volta a focar na Copa Sul-Americana, competição da qual lidera.
O Timão entra em campo hoje contra o Argentinos Juniors, às 21h30, no Estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires, na Argentina, pela terceira rodada da fase de classificação.
O Corinthians lidera o Grupo F com quatro pontos, junto com o Racing. O Timão empatou com o Racing/URU, fora de casa, por 1 a 1 na estreia e goleou o Nacional/PAR por 4 a 0, na Néo Química Arena.
Por outro lado, com uma vitória na estreia diante do Nacional por 3 a 0, em Assunção, e uma derrota inesperada em casa para o Racing por 3 a 0, o Argentinos Junios vem logo atrás, na terceira colocação, enquanto o Nacional é o lanterna com nenhum ponto conquistado.
Vale lembrar que, de acordo com o regulamento da Copa Sul-Americana, apenas o primeiro colocado de cada grupo se garante diretamente nas oitavas de final da competição. Os segundos colocados disputam um playoff com os terceiros colocados dos grupos da Taça Libertadores 2024. Por isso, o confronto de hoje é considerado um duelo de seis pontos.
O diretor de futebol Rubens Gomes, o Rubão, não viajou com a delegação. Em meio ao momento de turbulência política vivida pelo Corinthians, Rubão foi diagnosticado com dengue. Assim, ficará no Brasil em repouso e também cuidando de sua esposa, que também foi infectada pela doença.
O técnico António Oliveira não vai contar com o zagueiro Gustavo Henrique, que contraiu dengue. O lateral esquerdo Diego Palacios está em reta final de recuperação após uma artroscopia no joelho, e seguirá sendo desfalque.
Outros desfalques do Corinthians são Maycon (lesão de ligamento do joelho), Matheus Araújo (trauma na mão direita e fratura no osso metacarpo) e Ruan Oliveira (lesão de ligamento do joelho).
No Brasileirão, o Corinthians empatou sem gols com o Atlético/MG, em casa, e vem de duas derrotas seguidas como visitante: 2 x 0 Juventude e 1 x 0 Red Bull Bragantino. O que chama a atenção é que o Timão ainda não balançou a rede no nacional.
Na atual edição do confuso Campeonato Argentino, a equipe do técnico Pablo Guede é a atual segunda colocada da Chave A, atrás apenas do atual campeão River Plate.
Em 14 jogos disputados até aqui, o Argentinos Juniors marcou 25 gols e sofreu apenas 14. O destaque fica para a dupla Alan Lescano e Maximiliano Romero. Com seis gols cada, eles fizeram quase metade dos tentos da equipe na liga nacional.
Em seu último jogo, o Argentinos Juniors recebeu o Defensa y Justicia no Diego Armando Maradona e conseguiu a classificação nos playoffs apenas nos pênaltis, após empate em 1 a 1. Destaque para o goleiro Diego Rodríguez, que pegou duas cobranças. Na próxima fase o Argentinos Juniors terá pela frente o Vélez Sarsfield.
O outro jogo do grupo será disputado na quinta-feira, entre Nacional/PAR x Racing, às 19h.
Demais
Mais quatro jogos serão disputados hoje pela 3ª rodada da Copa Sul-Americana. Pelo Grupo B, o Cruzeiro encara o Unión La Calera, às 19h, no Chile. Mais tarde, às 23h, tem Alianza Petrolera/COL x Universidad Católica de Quito/EQU. Na classificação: 1) Universidad Católica de Quito 4, 2) Unión La Calera e Cruzeiro 3 e 4) Alianza 0.
Pelo Grupo D, o mesmo de Fortaleza e Boca Juniors que jogam quinta na Arena Castelão, o Trinidense/PAR mede forças com o Nacional Potosí/BOL, às 21h.
Já pelo Grupo G, o Cuiabá entra em campo às 21h para enfrentar o Deportivo Garcilaso, no Peru. Pelo mesmo grupo, na quinta-feira jogam Metropolitanos/VEN x Lanús/ARG. Na classificação: 1) Cuiabá e Lanús 4, 3) Deportivo Garcilaso 3 e 4) Metropolitanos 0.
Argentino Juniors x Corinthians
Argentinos Juniors – Diego Rodríguez; Kevin Coronel, Jonathan Galván, Tobías Palacio e Román Vega; Franco Moyano, Alan Lescano e Nicolás Oróz; José Herrera, Maximiliano Romero e Luciano Gondou. Técnico – Pablo Guede.
Corinthians – Cássio; Fagner, Félix Torres, Raul Gustavo e Hugo; Raniele, Fausto Vera, Rodrigo Garro e Igor Coronado; Romero (Wesley) e Pedro Raul. Técnico – António Oliveira.
Árbiro – Piero Maza (Chile)
Local – Estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires, na Argentina, às 21h30.