Tensão total. Assim será o duelo entre Joseense e Independente, hoje às 15h, no Estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista da Série A-4.
O Independente não pode nem pensar em perder. A derrota para o Penapolense por 3 a 0, no Pradão, na última rodada, ligo o sinal de alerta.
É o chamado confronto de “seis pontos” esta tarde. O Independente soma 10 pontos e está na 13ª posição. O Joseense é o lanterna com 7. Se o time do Vale do Paraíba vencer, empatará em pontos e em vitórias com o alvinegro limeirense. Hoje o saldo de gols galista é de -7 e do time da casa é de -11.
O técnico Ângelo Foroni perdeu de última hora o lateral-direito Carlinhos, lesionado. Dudu será o seu substituto. Na zaga, Marlon, que vinha jogando improvisado na lateral-esquerda, ganhou a concorrência com Marcos e atuará ao lado de Índio.
O lateral-esquerdo Ryan Souza e o centroavante Diego Costa estão de volta. O primeiro se recuperou da dengue e o segundo cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.
O ataque hoje, segundo Foroni, será “dos sonhos”, mas precisará balançar a rede. “Vamos de Ty Sandows, Diego Costa e Israel. São jogadores experientes. Estou muito otimista mesmo. O nosso último treino foi muito bom. Se todos colocarem em prática em Guaratinguetá, poderemos sair com essa vitória importante”, frisou.
Foroni sabe que o jogo é decisivo, mas aposta no bom comportamento do seu time como visitante. “Fizemos um bom jogo em São José do Rio Preto e vencemos o Jabaquara, em Santos. Perdemos em São Carlos, mas tivemos a chance de vencer. Nosso time é rápido e tem um bom contra-ataque. A gente só não pode perder a quantidade de gols que perdemos nesses jogos fora de casa, principalmente em Santos, quando a gente poderia tranquilamente ter feito sete ou oito gols só no primeiro tempo”, comentou.
Restam quatro jogos para o fim desta primeira fase. O tropeço em casa para o Penapolense fez o Independente não sonhar mais com a classificação. Seis pontos separam o Galo do União Barbarense, que fecha o G-8 (grupo dos classificados).
O Independente terá na sequência o próprio União Barbarense, em Santa Bárbara d’Oeste, a Francana, no Pradão e o Rio Branco, no Décio Vitta. Foroni acredita que com quatro pontos o Galo garanta sua permanência na Série A-4 de 2025.
O Joseense disputou cinco jogos em casa e só venceu o SKA Brasil por 2 a 0. Foram dois empates por 2 a 2 com União Barbarense e Barretos e duas derrotas para Grêmio São-Carlense por 1 a 0 e América por 3 a 1. Na última rodada segurou o XV de Jaú num empate por 1 a 1, no Zezinho Magalhães.
Segundo o historiador Kina Mercuri, o Independente não venceu o Joseense ainda na história. Foram três confrontos, com duas derrotas e um empate. O Joseense foi fundado em 1998 e permaneceu com o nome de batismo até 2013. Em 23/03/2013, empatou com o Independente por 2 a 2. Os gols do Galo foram de Matheus e Diogo.
Em 2014, o Joseense passa a chamar São José FC. E enfrenta o Independente em 19/03/2014, no Estádio Hermínio Ometto, em Araras. Goleada do time do Vale do Paraíba por 4 a 1. O gol galista foi de Negueba. Os times voltariam a se enfrentar em 22/03/2017, pela Série A-3. O time joseense venceu em pleno Pradão por 3 a 1. O gol do Galo foi de Fumaça. Na Série A-4 deste ano, o São José FC voltou a ser chamado de Joseense.
Joseense x Independente
Joseense – Rodrigo; Lucas, Victor, Guilherme e Wendell; Thiago, Matheus Xavier, Fernandinho e Facundo; Felipe e Dioran. Técnico – Augusto Ambrogi.
Independente – Davi Borelli; Dudu, Índio, Marlon e Ryan Souza; Guilherme Prates, Luís Henrique e Mael; Ty Sandows, Diego Costa e Israel. Técnico – Ângelo Foroni.
Árbitro – Alef Feliciano Pereira
Local – Estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá, às 15h.