O historiador Kina Mercuri levantou um dado bastante curioso. Nos últimos seis Campeonatos Paulistas o Independente estreou em casa. E pela sétima vez fará o primeiro jogo diante de sua torcida, no Estádio Comendador Agostinho Prada.
A série começou em 2018 na Bezinha, quando o Independente perdeu para a Itapirense por WO. O Galo, na época comandado por Anderson Rocha, não inscreveu os jogadores a tempo. Esses três pontos fizeram muita falta e impediram a classificação do alvinegro para as fases decisivas.
Em 2019, sob o comando de Jorge Parraga, o Independente atropelou o Jaguariuna por 6 a 0, em 07 de abril. O meia Matheus Petrulio e o atacante Baratinha desequilibraram.
Em 2020, em plena pandemia, o Independente, de Sandro Gomes, também estreou com vitória ao derrotar o União Barbarense por 2 a 1, gols de João Victor e Marcos. Danilo descontou.
Em 2021, Independente e Itapirense ficaram no 1 a 1, na abertura da Bezinha. Eduardo abriu o placar para o time de Itapira e Fabrício empatou. O Galo foi comandado nesta temporada por Petterson Martins.
Em 2022, outro empate na estreia: 0 a 0 com o Rio Branco, em 24 de abril. Jorge Parraga era o treinador galista.
No ano passado, uma nova estreia em casa e um novo empate. Independente e União São João ficaram no 1 a 1, em 23 de abril. Flay anotou o gol alvinegro e Valdívia deixou tudo igual. O técnico era PC Baiano.
BID
Contra o Nacional, amanhã, às 19h, no Pradão, na abertura da Série A-4, Petterson Martins poderá contar com 21 jogadores, todos que apareceram no BID (Boletim Informativo Diário).
Estão regularizados os goleiros Matheus e Davi Borelli, os laterais Ryan Souza e Carlinhos Becker; os zagueiros Marlon, Kleberson e Guilherme Prates; os volantes Henrique, Luís Henrique e Alemão; os meias Thales, Rai Vargas, João Jesley, Robert, Kaishi Endo, Eduardo Cacetari e os atacantes Soldado, Israel e Guerron.
Vale lembrar que o desfalque certo é o lateral-esquerdo Breno, que cumpre três partidas de suspensão em razão de sua última participação no futebol mineiro. Por opção da comissão técnica, o lateral-direito limeirense Ryan Beraldo não foi inscrito. Outro que ficou de fora desta lista inicial é o sul-africano Ty Sandows, ex-Grêmio, que precisa concluir sua transferência.
O Independente segurou cinco das 26 permitidas disponíveis. Uma delas será do atacante Diego Costa, emprestado pelo União São João de Araras. Já a contratação do funkeiro MC Livinho deu um passo para trás.
Uma das novidades é o japonês Kaishi Endo, que estava emprestado ao Catanduva, onde disputou a última Copa São Paulo de Juniores.
Petterson deve testar no coletivo final, hoje à noite, a seguinte formação: Matheus; Ryan, Kleberson, Marlon e Alemão; Henrique, Guilherme Prates, Luiz Henrique e Thales; Israel e Soldado.