Um criador de passeriformes, da cidade de Itobi (SP), na região de São José do Rio Pardo (SP), foi multado em R$ 828.600,00, por patrulheiros da Polícia Militar Ambiental, por maus-tratos a 236 aves, das quais 26 faziam parte da lista de fauna considerada doméstica, para fins de operacionalização do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e que perderam o “status de domésticas”.
De acordo com a PM Ambiental, no local, havia 124 canários do reino ( serinus canaria), um canário do reino morto, um forpus ( Forpus coeleatis), cinco pombas-diamante ( geopelia cuneta), três pombas-domésticas (Columba livia), 10 calopsita (Nymphicus Hollandicus), seis periquitos australianos ( melopsittarus Undulatus), 57 galinhas ( Gallus Gallus), 10 tarins pintassilgos da Venezuela (Spinus Cucullatus), três agapórnis ( Agapornis) e 13 calafates ( Lonchura Oryzivora).
A agapórnis é conhecida como ave do amor. O pássaro calafates é originário da indonésia, tem belas plumas e também é conhecido como pardal-de-java (nome da ilha onde ele é visto com mais frequência).