Rivalidade pura no ar. Palmeiras e São Paulo voltam a se enfrentar no Allianz Parque, agora pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo está marcado para as 20h.
Recentemente, os rivais disputaram as semifinais da Copa do Brasil e o Tricolor levou a melhor nos dois jogos, vencendo no Morumbi por 1 a 0, gol de Rafinha e por 2 a 1, em pleno Allianz, gols de Caio Paulista e David.
Os dois times lutam por objetivos distintos na temporada. Interrompendo uma série de quatro derrotas, o Palmeiras venceu o Coritiba por 2 a 0, domingo no Couto Pereira. O Verdão ocupa a quarta colocação com 47 pontos, 12 a menos que o líder Botafogo/RJ. A chance de título é de 1%.
Depois de cumprir suspensão de dois jogos em razão de uma punição do STJD por dizer que seu time foi “roubado” contra o Grêmio, no Sul, Abel Ferreira volta a dirigir o time do gramado. Além de Dudu, lesionado, outro que fica de fora é Gabriel Menino, que teve constatada uma fratura no tornozelo. Por outro lado, Endrick, que cumpriu suspensão automática contra o Coritiba, retorna a equipe titular, só não sabe quem será seu companheiro: Breno Lopes, Kevin ou Rony.
Neste momento, apenas os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro garantem a classificação para a fase de grupos da Libertadores na próxima temporada. O G-4 pode virar G-6 caso Fluminense e Fortaleza vençam Libertadores e Sul-Americana, respectivamente, e terminem entre os quatro primeiros colocados da competição nacional.
O Palmeiras tem neste momento mais de 51% de chances de garantir uma das vagas na Libertadores. Botafogo (99,8%); Red Bull Bragantino (93,4%) e Flamengo (70,2%) estão à frente do Verdão na disputa.
A campanha do segundo turno é de apenas 48%, com 13 pontos conquistados em nove rodadas. Foram quatro vitórias, um empate e quatro derrotas, com oito gols marcados e sete sofridos.
Em 28 rodadas, foram 14 vitórias, oito empates e sete derrotas. O Verdão marcou 42 gols e sofreu outros 24, tendo 55% de aproveitamento desde o início da competição.
O São Paulo por sua vez, derrotou o Grêmio por 3 a 0, no Morumbi, com uma grande atuação do colombiano James Rodriguez e pulou para a 10ª colocação, com 38 pontos. Sendo assim, abriu oito de diferença para o Vasco da Gama, primeiro time que hoje seria rebaixado para a Série B.
O time de Dorival Júnior não briga por mais nada no campeonato, pois garantiu vaga na Taça Libertadores da América 2024 com o título da Copa do Brasil.
O volante Pablo Maia recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Para o seu lugar, as opções de origem devem se restringir a Gabriel Neves e Jhegson Méndez.
Apesar de estar sendo pouco acionado no São Paulo, o atacante Alexandre Pato ainda pode continuar no clube em 2024. Em entrevista ao Canal do Nilson Cesar no YouTube, o técnico Dorival Júnior falou sobre a situação do atacante no Tricolor.
De acordo com o comandante, o futuro do jogador e uma possível renovação depende das atuações que ele tiver tanto nos jogos como nos treinos. Pato só tem contrato com o São Paulo até o fim de 2023 e ainda não chegou a um acerto sobre uma possível extensão do seu vínculo.
O São Paulo ainda não venceu nenhum jogo como visitante neste Brasileiro, enquanto o técnico Dorival Júnior tem ótimo retrospecto em clássicos nessa atual passagem pelo clube, iniciada em abril.
A equipe do Morumbi tem a segunda pior campanha longe de seu estádio entre os clubes da Série A. São seis empates e sete derrotas. Só o América-MG, lanterna do torneio, tem aproveitamento pior: os mesmos seis empates, mas com oito derrotas.
Desde que voltou ao São Paulo, Dorival Júnior esteve no banco de reservas em oito clássicos e venceu cinco – só foi derrotado duas vezes. Um aproveitamento de 66%.
Palmeiras x São Paulo
Palmeiras – Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Luan, Zé Rafael, Fabinho e Raphael Veiga, Endrick e Breno Lopes (Kevin). Técnico – Abel Ferreira.
São Paulo – Rafael, Rafinha, Beraldo, Diego Costa e Caio Paulista; Gabriel Neves, Michel Araújo, Alisson e James Rodríguez; Lucas e Luciano. Técnico – Dorival Júnior.
Árbitro – Raphael Claus (FIFA-SP)
Local – Allianz Parque, às 20h.