A Polícia Militar Ambiental, em fiscalização realizada nesta quinta-feira (28), em Piracicaba (SP) autuou uma pessoa em R$ 5.900,00 por “Ter em Cativeiro Aves da Fauna Silvestre” e ” Introduzir Ave Silvestre no Estado de São Paulo”, sem nenhuma autorização de órgãos ambientais competentes.
O nome do bairro não foi informado, mas o sargento Gomes e cabo Revelo atendiam à demanda que versava sobre aves silvestre em cativeiro quando localizaram 12 aves sem anilhas. Eles constataram cinco aves silvestres em cativeiro, sendo três tuim, um bico de pimenta e um trinca-ferro, verificando-se também que as aves não possuíam nenhuma identificação.
Foram localizados também sete red rumped – conhecido como periquito-do-dorso-vermelho ou papagaio-do-mato -, comum do sudeste da Austrália e sem nenhum tipo de identificação. Foram elaborados dois autos em separado, que renderam a multa de quase R$ 6 mil.
O autuado ficou com a guarda provisória das aves devido ao grau de domesticação, até a data do atendimento ambiental no Município de Rio Claro/SP. A apresentação da ocorrência ao Distrito Policial Civil da área dos fatos será feita via ofício, com base no artigo 31 da Lei Federal nº 9605/98, anexando-se cópia dos procedimentos adotados na esfera administrativa.