Empolgado pela classificação à final da Copa do Brasil, o São Paulo também quer avançar na Copa Sul-Americana. Para chegar à semifinal da competição, terá que vencer a LDU, hoje às 19h, no Morumbi. O time equatoriano levou a melhor em casa e venceu por 2 a 1. Mais de 50 mil ingressos foram vendidos antecipadamente.
Para os otimistas torcedores tricolores, o gol de Lucas Moura no fim do jogo em Equador “foi o da classificação”. O São Paulo terá que vencer por dois gols de diferença ou por um para levar a disputa da vaga para as penalidades máximas.
O cenário é exatamente o mesmo contra o Corinthians na Copa do Brasil. Naquela ocasião, o Tricolor perdeu na Néo Química Arena por 2 a 1 e venceu no Morumbi por 2 a 0, gols de Wellington Rato e Lucas Moura.
Os comandados de Dorival Júnior eliminaram o San Lorenzo nas oitavas de final. Após derrota por 1 a 0 na Argentina, o Tricolor deu o troco no Morumbi e carimbou a classificação com uma vitória por 2 a 0.
A LDU, por sua vez, precisou dos pênaltis para se classificar às quartas de final. Após bater o Ñublense no Chile por 1 a 0, o time equatoriano perdeu em Quito por 3 a 2, mas fez 4 a 3 nos pênaltis para seguir vivo na competição.
São Paulo e LDU terminaram invictos a primeira fase. O Tricolor foi o líder do Grupo C, com cinco vitórias e um empate. A LDU liderou o Grupo A, com três vitórias e três empates. O Botafogo/RJ foi o vice-líder.
O São Paulo vai enfrentar a LDU pela sexta vez em sua história. Em 2004, pela fase de grupos da Libertadores, o Tricolor perdeu no Equador por 3 a 0 e venceu no Morumbi por 1 a 0, gol de Luís Fabiano.
Em 2020, também pela fase inicial, o São Paulo perdeu no Equador por 4 a 2 e venceu no Morumbi por 3 a 0, gols de Reinaldo, Dani Alves e Igor Gomes.
O São Paulo não é eliminado no Morumbi desde 2020. De lá para cá, foram 13 confrontos eliminatórios em casa e em todos, o Tricolor saiu vitorioso. As eliminações neste período foram todas fora de casa. No Paulistão deste ano, a queda ocorreu como mandante, mas no Allianz Parque, diante do Água Santa.
A última vez que o São Paulo foi eliminado no Morumbi foi diante do Grêmio, na Copa do Brasil de 2020. Naquela ocasião, o time dirigido por Fernando Diniz perdeu o jogo de ida das semifinais por 1 a 0, no Rio Grande do Sul, e empatou sem gols no jogo da volta.
Vale lembrar que na final da Copa do Brasil, o Tricolor também decidirá o título no Morumbi, no dia 24 de setembro. O jogo de ida contra o Flamengo acontecerá no dia 17 de setembro, no Maracanã.
A principal novidade no São Paulo deve ser Luciano. O atacante foi reserva na partida de ida, mas entrou e foi decisivo com uma assistência para Lucas Moura marcar o único gol do Tricolor na derrota por 2 a 1. Wellington Rato deve perder a vaga no time.
Quem também deve voltar ao time é Pablo Maia. Fora da primeira partida por conta de uma virose, o volante foi titular no domingo e fica à disposição de Dorival Júnior. O zagueiro Beraldo, por sua vez, segue tratando o entorse no tornozelo esquerdo. Allan Franco vai para o jogo.
São Paulo x LDU
São Paulo – Rafael, Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Alisson (Gabriel Neves) e Luciano; Lucas Moura e Calleri. Técnico – Dorival Júnior.
LDU – Domínguez; Quintero, Ricardo Adé, Facundo Rodríguez e Quiñónez; Piovi, Mauricio Martínez e Sebastián González; Jhojan Julio, Ibarra e Paolo Guerrero. Técnico – Luis Zubeldía.
Árbitro – Alexis Herreira (Venezuela)
Local – Morumbi, às 19h.