Uma moradora de Limeira (SP), de 45 anos, foi vítima de um golpe via redes sociais que resultou em um prejuízo de R$10 mil. O crime teria ocorrido na sexta-feira (18), mas foi registrado apenas na segunda-feira (21).
A vítima relatou à polícia que tudo começou quando recebeu uma mensagem no WhatsApp com um link para a plataforma Telegram. Ao acessar o link, foi recebida por uma “recepcionista” que a informou sobre a “plataforma global de empregos de meio período integral do Kebhub”. Ela foi então informada de que havia se tornado uma estagiária da plataforma, com um período experimental de três dias.
No entanto, a suposta recepcionista enviou um novo link para a vítima acessar e realizar tarefas na plataforma. Depois de se cadastrar, a mulher começou a realizar as tarefas propostas pelo aplicativo. Em um dado momento, a atendente solicitou que a vítima realizasse transações bancárias para ganhar comissões do aplicativo.
Confiando na proposta, a vítima retirou um total de R$ 10 mil de sua conta bancária e para cumprir o valor exigido pelos golpistas, ela até fez um empréstimo junto ao Banco Santander. Infelizmente, após realizar as transações, a mulher percebeu que havia caído em um golpe.
A vítima ainda informou à polícia que, ao realizar as transações bancárias, conseguiu notificar algumas informações dos supostos autores do golpe. As investigações estão em andamento.
Este caso serve como um alerta sobre a importância de se manter cauteloso ao receber mensagens e links desconhecidos, mesmo que pareçam vir de fontes confiáveis. É essencial verificar a autenticidade de qualquer solicitação financeira ou oferta de emprego recebida online.