De janeiro a junho deste ano, a cidade de Limeira registrou 496 furtos de veículos – mais do que Piracicaba que tem quase 500 mil habitantes e de onde foram furtados 238 veículos. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que divulga mês a mês os índices criminais de cada município do Estado de São Paulo.
O total do 1º semestre de 2023 também é maior que o mesmo período do ano passado (em Limeira) que foi quando 311 veículos foram furtados na cidade. Outra modalidade que teve acréscimo foi o roubo de veículo. Foram 266 registros em Limeira, de janeiro a junho de 2023, e 199 no mesmo período de 2022 quando, em Piracicaba, os números foram 50 e 59 roubos, respectivamente.
Segundo o major/PM Neymar, comandante do 36º Batalhão, de todas as 52 cidades que compreendem a região de Piracicaba, Americana e Sumaré estão próximas no que diz respeito à quantidade de furtos e roubos de veículos e, depois, vem Limeira. Quando o comparativo é feito com Piracicaba, ele diz que “realmente Piracicaba é uma cidade maior e não tem a demanda de furtos e roubos de veículos que as três mencionadas nesta reportagem. Comparado ao ano passado, ainda estamos em alta na questão de subtração veicular, mas, neste ano, o nosso Batalhão já vem diminuindo as estatísticas”, explica.
Por outro lado, segundo o major/PM Neymar, a quantidade de pessoas presas, capturados presos, recapturados e armas de fogo, o 36º Batalhão “bate” todos os outros da região de Piracicaba. A produtividade no mês passado, segundo o oficial, foi de 3.389 ocorrências atendidas, 311 conduções ao Distrito Policial, 12.783 pessoas abordadas, 7.202 veículos fiscalizados, 138 condutores submetidos ao teste de etilômetro, 7,600 quilos de drogas apreendidas, 106 criminosos presos em flagrante, 22 adolescentes infratores apreendidos e 67 foragidos da justiça recapturados, além de 70 veículos produto de roubo/furto recuperados, 12 armas de fogo e 17 armas brancas apreendidas.
Tais resultados, de acordo com o coordenador operacional, são consequências da utilização de modernas ferramentas de inteligência, melhor direcionamento das operações policiais, atuação de forma integrada com a Polícia Civil e Guardas Civis Municipais, produzindo uma maior eficiência, eficácia que resultaram na melhor efetividade policial para servir e proteger a sociedade paulista, contribuindo para proporcionar maior sensação de segurança.