O Hospital Santa Marcelina Itaquera, localizado na zona Leste da capital paulista, receberá um reforço financeiro significativo. O governador Tarcísio de Freitas confirmou, nesta quinta-feira (10), um convênio anual de R$ 156 milhões para a instituição. O anúncio ocorreu durante a celebração dos 25 anos do primeiro contrato de gestão de unidades públicas por Organizações Sociais de Saúde (OSSs), que foi firmado com o Hospital Santa Marcelina Itaim Paulista.
O objetivo do repasse é ampliar a capacidade de atendimento do hospital, especialmente nas áreas de oncologia e cardiologia. “Estamos pactuando novas metas com o repasse de recursos, um oxigênio financeiro atrelado ao aumento da capacidade de atendimento”, destacou o governador.
O secretário de estado da Saúde, Eleuses Paiva, também esteve presente e ressaltou o impacto positivo da parceria ao longo dos anos. “Vamos aumentar em torno de 35 a 40% os atendimentos nas áreas de oncologia e cardiologia na zona leste da cidade. Agradeço ao time do Santa Marcelina pelo atendimento respeitoso e humanizado”, afirmou.
O Hospital Santa Marcelina Itaim Paulista, que também se beneficia dessa parceria, tem desempenhado um papel crucial na saúde da região, atendendo cerca de 400 mil habitantes de 40 bairros. Desde 1998, a unidade foi responsável por milhões de atendimentos, consultas, exames e cirurgias, consolidando-se como referência em humanização do atendimento a gestantes e recém-nascidos.
Atualmente, várias unidades de saúde do Estado são administradas por Organizações Sociais de Saúde. Estas entidades têm metas assistenciais definidas em contrato, e o governo estadual é responsável pela manutenção financeira das unidades, garantindo a transparência do processo por meio de prestações de contas mensais e análises pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).