Quatro fiscais do Procon foram vítimas de cárcere privado durante uma fiscalização em uma adega no bairro Jardim, em Campinas (SP), na tarde desta quarta-feira (12). Os responsáveis pelo local hostilizaram os fiscais, fecharam o estabelecimento e fugiram em seguida, deixando os funcionários do órgão em confinamento.
De acordo com informações da Guarda Municipal de Campinas, as bebidas falsificadas eram armazenadas em galões de água de 20 litros. Durante a vistoria, os fiscais foram confrontados pelos indivíduos presentes no local, que agiram de forma agressiva e trancaram os fiscais dentro da adega. Além disso, dois pneus do veículo do Procon foram esvaziados.
Até o momento, o proprietário do estabelecimento não foi localizado. A Guarda Municipal também constatou que o indivíduo é proprietário de outro comércio, o qual os fiscais tentaram visitar, mas também estava fechado.
Buscas estão sendo realizadas na região com o objetivo de localizar os envolvidos no incidente.
O Procon informou que a visita dos fiscais ao local foi motivada por uma denúncia de venda de produtos vencidos.
A ação envolvendo fiscais do Procon sendo mantidos em cárcere privado chama a atenção para a importância das ações de fiscalização e combate à venda de produtos adulterados. O órgão atua na proteção do consumidor e na garantia de que os estabelecimentos sigam as normas e ofereçam produtos de qualidade e seguros. É fundamental que casos como esse sejam investigados e que os responsáveis sejam devidamente punidos, garantindo a segurança e a confiança dos consumidores.