O Independente estreou com derrota na segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Jogando domingo no Pradão, o Galo sucumbiu diante do forte SKA Brasil por 2 a 0. O público foi decepcionante. Apenas 236 torcedores pagaram ingresso para um total de 357 presentes.
PC Baiano precisou mexer na equipe galista. Na defesa, sem Negueba que foi para Malta, o treinador optou pelo novato Danilo, destaque no Sub-20. Sendo assim, manteve a linha de três zagueiros com Luis Fernando e Samuel ao lado.
As alas foram ocupadas por Ryan Beraldo e Ryan Couto. Roberto Júnior e Anjinho (voltava de suspensão) foram os volantes, com Luan na armação.
Outra novidade foi a entrada de Zé Fernando no ataque no lugar do cotado Daniel Lotti. O treinador apostou no “Vini Jr” do Pradão, que estava motivado pelos três gols que marcou na goleada sobre o São Carlos por 4 a 0.
O SKA vinha de uma campanha quase perfeita, com apenas uma derrota na primeira fase e a liderança do Grupo 4. O time de Santana de Parnaíba é comandado pelo pentacampeão Edmilson.
O Independente equilibrou as ações até quando conseguiu. Mas é bom frisar que no primeiro minuto, após falta cobrada pelo lateral Matheus Coruja pela direita, por pouco o zagueiro Fernando não abriu o placar para os visitantes.
A resposta galista veio aos 4, quando Luan recebeu de Zé Fernando, carregou até a entrada da área e soltou uma bomba por cima do gol. Aos 13, o volante galista Roberto Júnior foi desarmado no meio. Flávio Henrique puxou um contra-ataque livre, mas arriscou de fora da área, mandando longe do gol.
Aos 26, Zé Fernando recebeu pela meia-direita e também mandou por cima do gol. No minuto seguinte, Edinho serviu o “Vini Jr” do Pradão, que novamente errou o alvo. A torcida passou a ter esperanças de um resultado positivo.
Até que aos 29 minutos, o novato Danilo escorregou na área e foi obrigado a agarrar Marcos Uberaba, que fatalmente faria o gol. O árbitro Michel de Camargo não teve dúvidas em marcar o pênalti. E só mostrou o amarelo para o jovem estreante. O próprio centroavante bateu, deslocando Henrique: 1 a 0.
O Independente sentiu o gol e por pouco não sofreu o segundo aos 33 minutos, quando Guilherme Vieira lançou Rafael Lucas na área. O atacante tocou na saída de Henrique e a bola caprichosamente não entrou.
O Galo poderia ter ido para o intervalo com a igualdade no placar. Aos 45 minutos, Luan cobrou uma falta pela meia-direita e a bola quase entrou no ângulo. Seria um golaço.
O Independente voltou com o estreante Artur na lateral-esquerda no lugar de Ryan Couto. O jogador foi campeão acreano com o Rio Branco. Logo no início, o zagueiro Caio Henrique perdeu uma boa chance de cabeça para o SKA após cobrança de escanteio.
Aos 6 minutos, Guilherme Vieira recebeu na área pela direita, cortou o nigeriano Samuel e bateu forte para uma grande defesa de Henrique. No rebote, Marcos Uberaba tentou de voleio, por cima do gol.
Aos 8 minutos, PC foi para o tudo ou nada com as entradas de Daniel Lotti e Flay, saindo do 3-5-2 para um 4-3-3. Aos 24, Luan quase empata com um gol olímpico. O goleiro Lucas Bergantin salvou no puro reflexo.
O Independente só não tomava mais gols graças a Henrique. O goleiro, que teve o nome gritado pela torcida na arquibancada, praticou dois milagres na sequência. Aos 25, defendeu um chute à queima-roupa de Rafael Lucas e aos 26, foi no canto esquerdo para evitar o gol de Flávio Henrique, que bateu de chapa após cruzamento da direita de Renato.
O Galo teve a chance de empatar aos 27 minutos, quando Zé Fernando deixou Flay na cara do gol. O goleador ficou livre na área, mas desequilibrado, desperdiçou.
Aí aos 38, Rafael Lucas recebeu na área, avançou sem marcação e só rolou para o gol de Felipe na pequena área: 2 a 0. O Galo ainda criou uma boa chance com o estreante Dourado, que em jogada individual mandou um chute cruzado na trave. Final, 2 a 0 e só Henrique foi poupado pela torcida.
No outro jogo do Grupo 10, o Catanduva venceu o Guarulhos por 3 a 0. Agora, o Galo volta a campo na quinta-feira, às 15h, diante do Guarulhos, fora de casa. Já no domingo, recebe o Catanduva, às 10h, no Pradão. Já o SKA recebe o Catanduva em duelo de líderes.
Vale lembrar que nesta segunda fase são seis grupos de quatro equipes. Elas jogam entre si em turno e returno. Avançam para a próxima fase os dois melhores de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados. Quem não se classificar, estará automaticamente rebaixado para a 5ª Divisão, criada este ano pela Federação Paulista de Futebol.
Demais
Pelo Grupo 7: Joseense 1 x 1 Francana e Amparo 0 x 2 Penapolense.
Pelo Grupo 8: Mathiqueira 1 x 3 Taquaritinga e Mauá 1 x 1 Vocem.
Pelo Grupo 9: Mauaense 0 x 0 XV de Jaú e Tanabi 1 x 1 União Barbarense (estreia de João Vallim no time de Santa Bárbara).
Pelo Grupo 11: América 0 x 0 Flamengo e União São João 1 x 0 Nacional (gol de Tales).
E pelo Grupo 12: Fernandópolis 1 x 0 Jabaquara e Rio Branco 0 x 0 São-Carlense.
Independente 0 x 2 SKA
Gols – Marcos Uberaba aos 30 minutos do 1º tempo e Felipe aos 37 do 2º tempo (SKA)
Local – Pradão
Árbitro – Michel de Camargo
Público – 236 pagantes
Renda – R$ 3.960,00
Independente – Henrique; Samuel, Luís Fernando e Danilo (Flay); Ryan Beraldo (Dourado), Roberto Júnior, Anjinho, Luan e Ryan Couto (Artur); Zé Fernando e Edinho (Daniel Lotti). Técnico – PC Baiano.
SKA – Lucas Bergantin; Júlio César (Renato), Fernando, Caio Henrique e Matheus Coruja; Derek (João Fernando), Vitor (Felipe) e Flávio Henrique (Guilherme Lisboa); Rafael Lucas, Marcos Uberaba (Lucas Gonçalves) e Guilherme Vieira.
Ocorrências – cartões amarelos para Ryan Beraldo, Luís Fernando, Danilo, Artur, Roberto Júnior e Luan (IN); Lucas Bergantin, Matheus Coruja, Derek, Vitor, Flávio Henrique e Guilherme Vieira (SKA).