Santos e Corinthians fazem o principal clássico da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo acontece às 20h, na Vila Belmiro. O objetivo dos rivais é aumentar a distância para a zona de rebaixamento.
O Peixe tenta reencontrar o caminho das vitórias. A última vitória santista foi no dia 14 de maio, diante do Vasco da Gama por 1 a 0, em São Januário. De lá para cá são cinco empates e três derrotas. Neste intervalo, o time de Odair Hellmann foi eliminado pelo Bahia na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana para o Newell’s Old Boys.
Os jogadores Alison, Felipe Jonatan e Leonardo Zabala (lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) estão vetados, enquanto o volante Camacho está suspenso. Santos é o 13º, com 13 pontos.
Contratado em definitivo pelo Santos e com vínculo até 30 de junho de 2027, Soteldo busca retomar o bom futebol no Peixe. O clube anunciou a compra de 50% dos direitos econômicos do atacante junto ao Tigres, do México.
Soteldo estava com a seleção da Venezuela. Na quinta-feira, o atacante marcou o gol da vitória da sua seleção sobre Honduras e encerrou um jejum que durava desde abril do ano passado. A última vez que o venezuelano havia balançado as redes foi pelo Tigres, na vitória sobre o Querétaro por 1 a 0, pelo Campeonato Mexicano.
No Corinthians, o clima também está longe de ser favorável. Das últimas 13 partidas disputadas, o Timão só venceu duas vezes. Nesse meio tempo, a equipe ainda teve que lidar com a queda na Taça Libertadores da América, além de amargar a 16ª posição do Brasileirão.
Os desfalques são Cantillo (desconforto na panturrilha), Gustavo Mosquito (lesão no ligamento do joelho), Paulinho (lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) e Bruno Méndez (seleção uruguaia).
A principal novidade é o retorno de Fagner a lateral-direita. O jogador participou do jogo-treino de sábado contra a Portuguesa, que terminou com a vitória alvinegra por 2 a 0. Na zaga, o novato Murillo é dúvida. Caetano, recuperado de lesão, pode ganhar uma oportunidade. Luxemburgo dará uma nova oportunidade para Ruan Oliveira e Guilherme Biro no meio de campo.
Sem pontuar longe da Neo Química Arena até aqui, o Corinthians é o único time do campeonato que acumulou pontos apenas na condição de mandante, com seus nove pontos somados com duas vitórias e três empates em Itaquera.
Fora, o Timão acumula derrotas para Goiás, Palmeiras, Botafogo, Flamengo e América-MG. No turno, restam ainda mais cinco compromissos na condição de visitante, começando pelo Santos hoje à noite.
Neste ano, os clubes já travaram um duelo. No mesmo local do jogo de hoje, Santos e Corinthians ficaram no 2 a 2, em confronto válido pelo Paulistão.
Santos x Corinthians
Santos – João Paulo; João Lucas, Messias, Joaquim e Gabriel Inocêncio; Rodrigo Fernández, Dodi e Lucas Lima; Mendoza, Marcos Leonardo e Soteldo. Técnico – Odair Hellmann.
Corinthians – Cássio; Fagner, Gil, Murillo (Caetano) e Matheus Bidu; Roni, Fausto Vera e Ruan Oliveira; Guilherme Biro, Yuri Alberto e Róger Guedes. Técnico – Vanderlei Luxemburgo.
Árbitro – Leandro Pedro Vuaden (RS)
Local – Vila Belmiro, às 20h.