A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo realizou uma vistoria na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dra. Célia Salibe Zalaf Guarino e no Pronto Atendimento (PA) do Parque Hipólito, em Limeira. A visita teve como objetivo verificar a qualidade do atendimento prestado aos pacientes e a implementação da separação da sala de espera para atendimento infantil e adulto. Durante a inspeção, os vereadores constataram infiltrações e a necessidade de reformas nas instalações.
O presidente da Comissão, Dr. Júlio César Pereira, e a secretária Terezinha da Santa Casa, foram recebidos pela coordenadora do PA, Rafaela da Silva, e pela enfermeira coordenadora da UBS, Doroti Alves. Um dos principais problemas estruturais identificados pelos vereadores foram as infiltrações presentes na sala de inalação do PA e no consultório odontológico 1 da UBS, que estão localizados próximos a uma área de ventilação natural.
Além disso, o colegiado observou a necessidade de realizar reformas no prédio e separar a recepção para o atendimento pediátrico e adulto no PA. Dr. Júlio destacou que, quando anunciado o fechamento do Pronto Socorro Infantil da cidade, foi informado à Comissão que as duas unidades responsáveis por absorver o atendimento infantil teriam entradas e salas de espera separadas para atender de forma adequada adultos e crianças.
Um relatório detalhado sobre a visita será elaborado pela Consultoria Técnica Especializada da Câmara e apresentado aos vereadores. Esse documento subsidiará questionamentos e solicitações de melhorias a serem encaminhados à Secretaria de Saúde, buscando soluções para os problemas identificados.
Após a vistoria, os membros da Comissão participaram da reunião ordinária do colegiado, na qual analisaram três projetos que estavam na pauta, todos recebendo pareceres favoráveis. Além disso, os vereadores deliberaram sobre processos administrativos e propuseram um projeto de lei que torna obrigatório o envio mensal de um relatório pela Secretaria Municipal de Saúde à Comissão, contendo informações sobre a fila de consultas, cirurgias e exames. Essa medida visa promover transparência e oferecer à população um melhor acompanhamento dos serviços prestados pela pasta.
O Pronto Atendimento adulto e pediátrico em funcionamento 24 horas realiza cerca de 300 atendimentos diários, sendo 60% destinados a adultos e 40% a crianças. A equipe é composta por dois clínicos gerais e um pediatra, que atendem até as 22 horas. Após esse horário, é feito um plantão com um clínico geral e um pediatra.
As instalações do Pronto Atendimento incluem sala de atendimento de emergência para casos graves, consultórios médicos para adultos e crianças, sala de medicação e sala de inalação. No entanto, foi observado que a sala de inalação apresenta infiltrações nas paredes. A coordenadora Rafaela informou que já foi solicitada uma reforma no prédio, mas o processo ainda está em fase de orçamento.
A UBS, por sua vez, realiza cerca de 600 consultas médicas, 300 atendimentos odontológicos, 1.000 coletas de exames e 2.800 aplicações de vacinas mensalmente. A equipe é composta por cinco médicos (ginecologista, pediatra, psiquiatra e dois clínicos gerais) e três dentistas. O local possui quatro consultórios médicos, dois odontológicos, uma sala de vacinação, uma sala de curativos (onde também são coletados exames laboratoriais), uma sala de triagem de enfermagem, uma sala do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), uma sala dos agentes de saúde e uma farmácia. Durante a visita, os vereadores constataram infiltrações na parede de um dos consultórios odontológicos, a falta de ar condicionado nos consultórios médicos e a necessidade de reformas no prédio para melhor adequar os espaços e atender a população de forma mais eficiente.
Todos os procedimentos na UBS são realizados mediante agendamento. A coordenadora Doroti relatou que, dos aproximadamente 600 agendamentos de consultas realizados, cerca de 150 pacientes faltam sem aviso prévio de cancelamento.
A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo é responsável por apurar denúncias e fiscalizar ações relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional, além de abranger a segurança e saúde do trabalhador e o turismo. Também engloba programas esportivos, recreativos e de lazer voltados para a cidade de Limeira. As reuniões ocorrem semanalmente, às quintas-feiras, a partir das 9h30.
Fazem parte do colegiado os vereadores Dr. Júlio (União Brasil), presidente; Jorge de Freitas (PSD), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL), secretária.