Bem no Dia das Mães, o Independente foi uma verdadeira mãe para o Mogi Mirim na 4ª rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. O Galo conseguiu perder para o lanterna por 2 a 0 e agora começa a se preocupar com o fantasma do rebaixamento para a quinta divisão, criada este ano pela FPF. E olha que pela primeira vez na temporada, o alvinegro jogou de amarelo, uniforme tão elogiado e aguardado pela torcida. Será o time literalmente “amarelou”?
Sem os dois zagueiros titulares – Luiz Fernando suspenso e Rodrigo lesionado, PC Baiano escalou dois zagueiros canhotos: o nigeriano Samuel e Ryan Couto.
Sem opções e com receio que os dois não fossem bem, PC abriu mão do atacante Flay para reforçar a marcação no meio com o volante Dudu. Sua tática infelizmente não deu certo.
O Mogi Mirim, que vinha de três derrotas em três jogos, tinha em seu elenco dois limeirenses: o lateral João Victor Landgraf, que ficou no banco e o volante Diogo Rollo, ex-Internacional.
O público foi diminuto: 258 pagantes. E eles puderam ver uma atuação abaixo da crítica do Galo. Muitos foram embora antes mesmo do jogo acabar, mais precisamente após o segundo gol dos visitantes.
Logo no primeiro minuto o torcedor sentiu que seria um daqueles domingos. Em uma falta cobrada por Matheus da esquerda, o goleiro Maicon soltou na pequena área e quase sofreu o primeiro gol. A torcida segue pegando no pé do arqueiro e não é de hoje.
Aos 4, após bom cruzamento de Luan da esquerda, Edinho cabeceou para fora. Sem Flay, o goleador voltou a ficar centralizado, mas era pouco acionado.
De falta, Luan isolou. Aos 15, Maicon se redimiu do primeiro lance da partida e praticou uma defesa espetacular no chute de Samuel, que passou facilmente pelo seu xará na área galista.
Aos 25, o Sapão abriu o placar. Falta cobrada por Adenilson da meia-direita e a bola viajou até a segunda trave para a cabeçada forte de Diogo Rollo. O goleiro Maicon evitou no reflexo e no rebote, o zagueiro Rodrigo conferiu de cabeça: 1 a 0.
O Independente não conseguia reagir. Não criava. O jogo era feio, com muita disputa dura no meio de campo. Nenhum time conseguia dar três passes certos. Foi horrível.
PC mexeu por atacado para o segundo tempo. Zé Fernando, Lukinha e Flay entraram nos lugares de Dudu, Anjinho e Daniel Lotti. As mexidas deixaram o Independente mais ligado no jogo. Aos 8 minutos, Guilherme Prates cruzou forte da direita e Flay, livre na pequena área, concluiu na trave. Não era mesmo o dia do Galo.
Aos 13, novamente Flay. O atacante foi acionado por Lukinha e chutou forte para a defesa do goleiro Endrio. Aos 16, o Galo teve uma falta frontal para empatar o jogo. Luan cobrou e a bola raspou a trave do Sapão.
O Mogi teve um bom contra-ataque à disposição aos 23 minutos. O lateral Gustavo escapou pela esquerda e cruzou rasteiro para K9, que quase ampliou de letra. Seria um gol de placa em Vila Esteves.
Aos 28, o desespero tomou conta do Pradão. Ryan Couto tentou driblar no meio de campo e foi desarmado. Matheus avançou pela esquerda e foi derrubado por Samuel. Na vantagem, K9 foi até a área e tocou na direita para Samuel, que não perdoou: 2 a 0.
O Independente sentiu o duro golpe e sumiu do jogo. Não conseguiu nem descontar. Final 2 a 0 e muita festa dos jogadores do Mogi Mirim, que conseguiu ressuscitar na competição.
Foi o terceiro jogo sem vitória do Independente no Pradão. Antes, o Galo empatou com o União São João por 1 a 1 e perdeu para o XV de Jaú por 2 a 1.
Mesmo com o inesperado tropeço em casa, o Independente segue fora da zona do rebaixamento com 4 pontos, isso porque o São Carlos perdeu para o XV de Jaú por 3 a 0, no Zezinho Magalhães. São Carlos e Mogi Mirim, ambos com 3 pontos, hoje estariam rebaixados.
O grande problema agora, é que o Independente terá dois jogos seguidos fora de casa. O primeiro deles será justamente contra o São Carlos, sábado às 16h, fora de casa. É um jogo que pode valer a sobrevivência na divisão. Se o Independente perder, vai para a zona da degola.
Vale lembrar que depois, o Galo jogará em Araras contra o União São João. A situação ficou desconfortável para a equipe limeirense. PC deve se reunir com a diretoria para contratar seis reforços, pois ainda tem seis fichas para queimar na competição.
Situação
Resultados da 4ª rodada do Grupo 3: São-Carlense 0 x 0 União São João, XV de Jaú 3 x 0 São Carlos e Independente 0 x 2 Mogi Mirim.
A classificação do Grupo 3 ficou assim: 1) XV de Jaú 9, 2) União São João 8, 3) São-Carlense 7, 4) Independente 4, 5) São Carlos e Mogi Mirim 3.
A 5ª rodada começa no sábado, às 16h – São Carlos x Independente. No domingo, 10h – União São João x XV de Jaú e na segunda-feira, às 15h – Mogi Mirim x São-Carlense.
Independente 0 x 2 Mogi Mirim
Gols – Rodrigo aos 24 minutos do 1 tempo e Samuel aos 28 do 2 tempo (MM)
Local – Estádio Comendador Agostinho Prada
Árbitro – Paulo Ricardio Pereira Fernandes
Público – 258 pagantes
Renda – R$ 4.340,00
Independente – Maicon; André, Ryan Couto, Samuel e Ryan Beraldo; Guilherme Prates, Dudu (Zé Fernando), Anjinho (Lukinha) e Luan (Wesley); Daniel Lotti (Flay) e Edinho (Sampaio). Técnico – PC Baiano.
Mogi Mirim – Endrio; Matheus Moreno, Lucão, Rodrigo e Gustavo (Marcos); Diogo Rollo, Lucas e Adenilson (Nicollas); Samuel (Pedro), K9 (Léo Oliveira) e Matheus.
Ocorrências – cartão amarelo para Maicon e Wesley (IN), Lucão, K9 e Matheus (MM).