No próximo sábado (6), a Prefeitura de Piracicaba em parceria com o Hemonúcleo local e a Associação #EuToNaFé, realizará uma campanha de incentivo à doação de sangue. O objetivo é garantir a manutenção do estoque regulador e atender as necessidades de pacientes que precisam de transfusão sanguínea.
A iniciativa é importante, pois os estoques de sangue estão em baixa no país. Com a pandemia de Covid-19, muitas pessoas deixaram de doar, o que tem comprometido a capacidade dos hemocentros em atender a demanda. Por isso, é fundamental que a população se sensibilize e participe desse gesto de solidariedade.
Para se tornar um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, levar um documento com foto e comprovante de endereço, pesar, no mínimo, 50 kg, não estar em jejum e não ter consumido álcool nas últimas 12 horas. Também é importante estar descansado e ter tido uma boa noite de sono. Algumas condições impedem a doação, como estar com gripe, resfriado ou infecção acompanhada de febre, ter doenças sexualmente transmissíveis ou ter contraído hepatite após os 11 anos de idade.
A doação de sangue é um ato simples, seguro e rápido, que pode ajudar até três pacientes que necessitam de transfusão. Todo o processo, desde o cadastro até a coleta, leva menos de 80 minutos. A ação ocorrerá das 7h às 12h, no Hemonúcleo de Piracicaba, que fica na Santa Casa de Misericórdia, à na avenida Independência, 953, Bairro Alto.
Vale ressaltar que todos os tipos sanguíneos são importantes, mas neste momento são especialmente necessários os tipos AB-, A+, A-, B-, O+ e O-. O Hemonúcleo de Piracicaba funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, e uma vez por mês no sábado. Para acompanhar a programação basta seguir a unidade nas redes sociais pelo @hemonucleodepiracicaba. Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (19) 3422-2019 (WhatsApp).