A Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionado nesta segunda-feira (24 ) após cachorro ser morto a tiros por GCM que estava de folga.
Segundo informações do Boletim de Ocorrência, o GCM Roberto e o GCM P. Lopes foram acionados pelo COPI para atender a uma ocorrência de disparo de arma de fogo contra um cachorro praticado por um guarda civil de folga. O próprio guarda civil acionou o COPI. Os GCMs foram até o local e entrevistaram o GCM que relatou ter atirado contra o cachorro em legítima defesa, pois o animal havia se aproximado rosnando pra ele.
O cachorro ferido, chamado Toni, foi socorrido pelos proprietários que tem uma empresa vizinha do guarda, onde foi realizada uma intervenção veterinária. Infelizmente, o animal acabou falecendo.
Os proprietários da empresa relataram que existe uma desavença entre eles e o GCM por causa do cachorro, que costumava passear pelas redondezas sem focinheira. O GCM afirmou que já havia reclamado três vezes sobre o cachorro, mas não havia recebido atenção.
O GCM entregou o cartucho da munição utilizada no disparo a equipe de plantão. A arma usada no incidente pertence à Prefeitura de Limeira, e seu número de patrimônio é 225. Foram promovidas oitivas do GCM, dos proprietários do cachorro e do investigado.
Não foi enviada perícia para o local dos fatos, pois não foram encontrados vestígios. O proprietário do cachorro, acessou imagens gravadas junto ao local dos fatos, mas não encontrou cenas do incidente.
A perícia foi requisitada a comparecer à delegacia e realizou vistoria no corpo do cachorro, tendo sido expedida uma requisição para a arma do GCM, usada no incidente, 19 munições intactas e um estojo deflagrado que estavam na posse do investigado.
Devido às peculiaridades do caso, não foi possível realizar uma perícia especializada no animal morto, mas ficou acordado com a vítima que o cadáver do cachorro seria guardado em freezer no hospital veterinário de Limeira e levado à perícia especializada em Rio Claro (SP), para necropsia. A vereadora Tatiane Lopes acompanhou os trabalhos de perícia no cadáver do cachorro nesta delegacia.