Se o Flamengo tem a maior torcida do país, isso significa que o Brasil vai parar esta tarde para ver a estreia da equipe no Mundial de Clubes da Fifa. O Mengão enfrenta o Al Hilal, da Arábia Saudita, às 16h (de Brasília), no Grand Stade de Tanger. A outra semifinal será amanhã, entre Real Madrid, da Espanha, e Al Ahly, do Egito.
O adversário flamenguista conseguiu eliminar os anfitriões e favoritos do Wydad Casablanca nos pênaltis por 5 a 3, após empate heróico por 1 a 1 no tempo normal e por 0 a 0 na prorrogação.
Flamengo e Al Hilal também se enfrentaram em 2019, quando o Rubro-Negro era comandado por Jorge Jesus. Na ocasião, o time carioca saiu atrás no placar, mas conseguiu a virada. Venceu por 3 a 1 e garantiu a classificação para a grande decisão. Os gols foram marcados por Arrascaeta, Bruno Henrique e Ali Al-Bulaihi (contra).
Ao todo, o Flamengo pode ter até sete mudanças em relação ao time que enfrentou o Al Hilal há três anos. A defesa foi o setor mais afetado pelas saídas e tem apenas Filipe Luís como remanescente. Diego Alves, Rafinha, Pablo Marí e Rodrigo Caio foram substituídos por Santos, Varela, David Luiz e Léo Pereira, respectivamente.
Do meio para frente, apenas Willian Arão procurou novos ares e foi para o Fenerbahçe, da Turquia. Gerson também chegou a deixar o Flamengo para atuar no Olympique de Marselha, mas retornou nesta temporada. Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol seguem no Mengão.
O Al Hilal tem bons destaques. O volante colombiano Cuellar e o atacante brasileiro Michael jogaram pelo Flamengo. O volante argentino Vietto passou pelo Atlético de Madrid. O atacante Marega defendeu o Porto. Mas o grande nome do time é Al-Dawsari, que marcou um golaço na Argentina na Copa do Mundo do Catar.
Flamengo x Al Hilal
Flamengo – Santos, Matheuzinho (Varela), David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro. Técnico – Vitor Pereira.
Al Hilal – Al-Owais; N. Al-Dawsari, Al-Bulaihi, Jang, Abdulhamid; Vietto, Cuellar, S. Al-Dawsari; Michael, Al-Sherhi, Marega. Técnico – Ramón Díaz.
Árbitro – Istvan Kovacs (Romênia)
Local – Grand Stade de Tanger, às 16h.