Às 12h (de Brasília), Marrocos e Portugal se enfrentam no Estádio Al Thumama. Os marroquinos viraram a sensação da competição após deixar para trás a Bélgica na primeira fase e eliminar a poderosa Espanha nas oitavas de final. Hoje, tem uma torcida mundial.
Marrocos está em 22º lugar no ranking da FIFA. Os africanos estão invictos e jogando um futebol de muita eficiência tática. E podem continuar fazendo história, isso porque nenhuma seleção africana conseguiu sequer chegar a uma semifinal de Copa do Mundo. Anteriormente, Senegal, Camarões e Gana chegaram as quartas de final, mas nenhum deles conseguiu avançar.
Marrocos se destaca pela solidez defensiva, tendo até aqui a melhor defesa da competição, com apenas um gol sofrido. Por outro lado, a seleção terá pela frente o melhor ataque da Copa até aqui, com 12 gols marcados.
A metodologia do treinador Walid Regragui vem sendo destacada. Ele afirma que cada jogo nesta Copa do Mundo é uma final para o Marrocos. E vem dando certo. Seu esquema tático é o 4-1-4-1.
Portugal por sua vez, está en 9º lugar no ranking da FIFA e não teve o menor trabalho para despachar a Suíça nas oitavas de final. Uma sonora goleada por 6 a 1, a terceira maior da história nesta fase.
Portugal conta com a experiência de Cristiano Ronaldo, Pepe e Bernardo Silva. Entretanto, o astro português seguirá no banco de reservas. Fernando Santos deu uma oportunidade a Gonçalo Ramos e o jovem talentoso abraçou, marcando três gols e dando uma assistência na goleada sobre a Suíça.
Cristiano Ronaldo chegou para a disputa da Copa do Mundo em meio a polêmicas pessoais com seu ex-clube, o Manchester United. O jogador chegou a perder a pré-temporada e virou reserva.
Durante a fase de grupos, Cristiano foi titular em todas as partidas: vitórias sobre Gana (3 x 2) e Uruguai (2 x 0) e derrota para a Coreia do Sul (2 x 1). Mas ao ser substituído no jogo contra a Coreia, o jogador se mostrou insatisfeito. Dessa forma, foi barrado pelo treinador. Fontes informaram que CR7 está insatisfeito, pensando até mesmo em deixar a seleção.
Este será o terceiro jogo da história entre Marrocos e Portugal, curiosamente todos pela Copa do Mundo. Em 1986, pela fase de grupos no México, os marroquinos venceram por 3 a 1. Em 2018, na Rússia, os portuguesas se vingaram, vencendo por 1 a 0, também pela primeira fase.
À tarde
O brasileiro Wilton Pereira Sampaio será o árbitro do confronto entre Inglaterra e França, às 16h (de Brasília), no Estádio Al Bayt, pelas quartas de final da Copa do Mundo.
Será a quarta participação de Wilton em um jogo da Copa do Mundo. O brasileiro esteve no comando do apito na vitória da Holanda sobre Senegal por 2 a 0, no triunfo da Polônia sobre a Arábia Saudita por 2 a 0 e na classificação holandesa sobre os Estados Unidos nas oitavas de final por 3 a 1.
Atuais campeões mundiais, os franceses carregam o favoritismo para o confronto. Com seu time titular, venceram e convenceram contra Austrália (4 x 1) e Dinamarca (2 x 1). Já contra a Tunísia, os reservas foram acionados e a derrota por 1 a 0 foi inevitável. Nas oitavas de final passou pela Polônia por 3 a 1, com dois gols do artilheiro Mbappé e um de Giroud (maior artilheiro da seleção francesa com 52 gols).
A Inglaterra venceu o Irã por 6 a 2, empatou sem gols com os Estados Unidos e venceram o País de Gales por 3 a 0. Nas oitavas de final não teve nenhum trabalho para fazer 3 a 0 em Senegal. Harry Kane marcou seu primeiro gol na Copa. Destaque para o menino Phil Foden, do Manchester City, que deu duas assistências.
Marrocos x Portugal
Marrocos – Yassine Bono; Achraf Hakimi, Nayef Aguerd (Jawad El Yamiq), Romain Saiss e Noussair Mazraoui; Sofyan Amrabat, Selim Amallah e Azzedine Ounahi; Hakim Ziyech, Youssef En-Nesyri e Sofiane Boufal. Técnico – Walid Regragui.
Portugal – Diogo Costa; Diogo Dalot, Pepe, Rúben Dias e Raphael Guerreiro; William Carvalho, Bernardo Silva e Bruno Fernandes; Otávio, Gonçalo Ramos e João Félix. Técnico – Fernando Santos.
Árbitro – Facundo Tello (Argentina)
Local – Estádio Al Thumama, às 12h (de Brasília)
Inglaterra x França
Inglaterra – Jordan Pickford; Kyle Walker, John Stones, Harry Maguire e Luke Shaw; Jordan Henderson, Declan Rice e Jude Bellingham; Marcus Rashford, Harry Kane e Phil Foden. Técnico – Gareth Southgate.
França – Lloris; Koundé, Varane, Upamecano e Hernández; Tchouaméni e Rabiot; Dembélé, Griezmann e Mbappé; Giroud. Técnico: Didier Deschamps.
Árbitro – Wilton Pereira Sampaio (Brasil)
Local – Estádio Al Thumama, às 16h.