Dois jogos dão início hoje as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. Às 12h, a Holanda enfrenta os EUA, no Estádio Khalifa, em Doha, às 16h, será a vez de Argentina x Austrália, no Estádio Ahmad bin Ali, também em Doha.
A Laranja Mecânica chegou a essa fase como líder do Grupo A, com sete pontos. Venceu Senegal por 2 a 0, empatou com o Equador por 1 a 1 e bateu o Catar por 2 a 0.
Sob o comando de Louis van Gaal, a seleção europeia ainda não mostrou um futebol brilhante. O treinador optou por uma solidez defensiva, que tem o zagueiro Virgil van Dijk (Liverpool), um dos melhores do mundo. Os holandeses vêm contando com a boa fase de Cody Gakpo, de 23 anos, que atua pelo PSV. Em três jogos, marcou três gols.
Apenas três holandeses haviam conseguido marcar antes em três jogos consecutivos de Copas do Mundo: Johan Neeskens (1974), Dennis Bergkamp (1994) e Wesley Sneijder (2010).
No meio-campo Frenkie de Jong tem total confiança de Van Gaal. O craque do Barcelona foi eleito o melhor jogador (MVP) dos três jogos da Holanda neste Mundial.
Já os Estados Unidos passaram em segundo lugar no Grupo B, abaixo apenas da Inglaterra, com cinco pontos conquistados. O time estadunidense empatou com os ingleses (0 x 0) e com País de Gales (1 x 1), e derrotou o Irã (1 x 0) na última rodada para assegurar a classificação.
Alcançar às quartas de final pela primeira vez desde 2002 seria um grande impulso para o ‘Team USA’, que precisa que sua equipe, a segunda mais jovem do Catar, acumule experiência para a Copa do Mundo que organizará em 2026 com México e Canadá.
Argentina
Após um início turbulento em razão da derrota para a Arábia Saudita por 2 a 1, de virada, os Hermanos se uniram ainda mais e engataram duas vitórias seguidas contra México e Polônia, ambas por 2 a 0. Desta forma, fecharam a primeira fase na liderança do Grupo C.
O técnico Lionel Scaloni perdeu o astro Angel Dí Maria em razão de uma lesão. Alexis Mac Allister, autor do primeiro gol contra a Polônia, será o seu substituto.
A Austrália é uma das surpresas da competição. Em um grupo com França e Dinamarca, as duas seleções europeias eram as favoritas. Mas os dinamarqueses fizeram um Mundial ruim e os australianos se aproveitaram.
A Austrália classificou-se em segundo lugar do Grupo D após estrear sendo goleado por 4 a 1 pela França. Porém, derrotou a Tunísia e a Dinamarca, ambas por 1 a 0.
Em 2021, Graham Arnold, comandante da Austrália, dirigiu a seleção nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O representante da Oceania venceu a Argentina por 2 a 0.
As duas seleções se encontraram apenas sete vezes. São cinco vitórias da Argentina, apenas uma dos australianos e um empate.
Argentina x Austrália
Argentina – Martínez; Molina, Otamendi, Lisandro Martínez e Acuña; De Paul, Enzo Fernández e Alexis Mac Allister; Messi, Julián Álvarez e Lautaro Martínez. Técnico – Lionel Scaloni.
Austrália – Matt Ryan; Degenek, Souttar, Rowles e Behich; Mooy, Irvine, Goodwin, Leckie e McGree; Duke. Técnico – Graham Arnold.
Árbitro – Szymon Marciniak (Polônia)
Local – Estádio Ahmad bin Ali, em Doha, às 16h.
Holanda x EUA
Holanda – Andries Noppert; Matthijs de Ligt, Virgil van Dijk, Nathan Aké, Denzel Dumfries e Daley Blind; Frenkie de Jong e Steven Berghuis; Cody Gakpo, Memphis Depay (Vincent Janssen) e Steven Bergwijn. Técnico – Louis van Gaal.
EUA – Turner; Sergiño Dest, Zimmerman, Ream e Robinson; Adams, Musah, McKennie; Pulisic, Weah e Wright. Técnico – Gregg Berhalter.
Árbitro – Wilton Pereira Sampaio (Brasil)
Local – Estádio Khalifa, em Doha, às 16h.
Oitavas de final:
Hoje – 12h – Holanda x EUA
Hoje – 16h – Argentina x Austrália
Amanhã – 12h – França x Polônia
Amanhã – 16h – Inglaterra x Senegal
Segunda – 12h – Japão x Croácia
Segunda – 16h – Brasil x Coreia do Sul
Terça – 12h – Marrocos x Espanha
Terça – 16h – Portugal x Suíça