A Inglaterra não tomou conhecimento do Irã na estreia das seleções na Copa do Mundo do Catar. O English Team goleou o Team Melli por 6 a 2, no estádio Khalifa International, em Al Rayyan.
O triunfo encerrou um jejum de oito meses (ou seis jogos) sem vitórias dos campeões mundiais de 1966 em partidas oficiais.
Os gols da seleção inglesa foram marcados por Jude Bellingham, Bukayo Saka (2x), Raheem Sterling, Marcus Rashford e Jack Grealish. Já os dois gols iranianos foram de Taremi, que atua pelo Porto.
Logo no início, o goleiro Alireza Beiranvand se chocou com o companheiro de equipe e foi substituído por Seyed Hosseini. O jogo ficou paralisado por cerca de 15 minutos.
O confronto inaugurou o Grupo B do Mundial, que também reúne País de Gales e Estados Unidos. Os outros dois integrantes da chave jogam nesta segunda-feira, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Doha.
Alguns torcedores (de ambos os sexos) nas arquibancadas ergueram cartazes exigindo liberdade ao direito das mulheres no Irã.
O árbitro foi o brasileiro Raphael Claus, tendo os compatriotas Rodrigo Figueiredo e Danilo Simon como auxiliares.
O outro trio de arbitragem do país no Mundial, formado por Wilton Pereira Sampaio e os assistentes Bruno Boschilia e Bruno Pires trabalhou logo em seguida, no jogo Senegal e Holanda, pelo Grupo A.
Ingleses e iranianos voltam a campo na sexta-feira, pela segunda rodada. Os asiáticos encaram o País de Gales às 7h, no Ahmad Bin Ali. Os europeus terão o EUA pela frente às 16h, no Estádio Al Bayt, em Al Khor.