A Santa Casa de Limeira formalizou nesta quarta-feira (10) convênio com a Universidade de Estadual de Campinas (Unicamp) para a retomada do estágio dos alunos do curso técnico de enfermagem do Colégio Técnico de Limeira (Cotil). O reitor da universidade, Antônio Meirelles, visitou o hospital acompanhado de outros representantes da instituição, para o restabelecimento da parceria interrompida pela pandemia de Covid-19.
O provedor da Santa Casa, Marcos Bozza, e a superintendente Veridiana Cason, ressaltaram a importância deste momento para todos, incluindo a população, que é diretamente beneficiada. “A Santa Casa é um Hospital Ensino há décadas. Aqui são formados muitos médicos especialistas e, retomar este convênio com a Unicamp para auxiliar na formação técnica também, é uma honra. Alguns deles podem até ser futuros colaboradores do hospital”, disse Bozza. O diretor técnico do hospital, dr. Luis Francisco, e a coordenadora do Hospital Ensino, Vanessa Celestino, também estiveram presentes.
O reitor da Unicamp enfatizou a importância da Santa Casa na formação de novos profissionais. “O hospital tem uma tradição importantíssima e é, para nós, uma grande satisfação poder contar esta instituição”.
Augusto César Silveira, diretor do Cotil, falou que o elo será ainda mais fortalecido nesta retomada. “Foram 46 anos de estágio ininterruptos com a Santa Casa de Limeira até a pandemia”, lembrou a coordenadora do curso de enfermagem do colégio, Débora Martins Alves.
Início de discussão para novas parcerias
Durante o encontro, o provedor da Santa Casa apresentou ao reitor o interesse em novas cooperações técnicas, até mesmo de outras áreas, que possam ser importantes tanto para o hospital quanto para a Unicamp. Bozza lembrou da referência que é a Santa Casa de Limeira em alta complexidade nas mais diversas áreas.
Meirelles falou do interesse mútuo e abriu as portas para apresentação de projetos e discussões com as mais diferentes divisões da Unicamp. O diretor do Cotil, que já atuou na central da universidade, colocou-se à disposição para ser um interlocutor.
“A cidade e região poderão ser muito beneficiados com a ampliação e fortalecimento desta parceria com a Unicamp”, finalizou Veridiana.
O reitor e os representantes da Unicamp também visitaram alguns setores do hospital onde os alunos do Cotil deverão começar o estágio a partir do dia 16. Nesta sexta-feira (12), profissionais da Santa Casa de Limeira irão até o Cotil para a integração e orientação sobre as normas do hospital.