Pare para pensar. Se um time está invicto em casa e o outro invicto como visitante, só poderia dar empate. E realmente foi o que aconteceu. Real Noroeste e Internacional ficaram no 2 a 2, sábado à tarde, no Estádio José Olímpio Rocha, na cidade de Águia Branca, no Espírito Santo, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D.
Com o empate, o Leão segue na sexta posição do Grupo A-6, mas ainda com chances de classificação para o mata-mata. Restam três rodadas para o fim desta fase e a Inter terá pela frente o líder Nova Venécia, sábado agora no Limeirão, o Pouso Alegre, em Minas Gerais e a lanterna Caldense, em casa na última rodada.
E Roger Silva tinha razão quando disse que Thiaguinho era diferenciado. O meia fez sua estreia pela Internacional e foi eleito o melhor em campo. O jogador, que veio do Avaí, é rápido, tem habilidade e o um contra um (famoso X9) quase perfeito. Rapidamente fará a torcida leonina esquecer de Gui Pira, que foi emprestado ao Manaus.
A grande surpresa na escalação foi a saída de Rafael Pin do gol. O titular, que falhou no gol de falta da Ferroviária no último jogo no Limeirão, nem viajou para o Espírito Santo. Guilherme, que veio da Ponte Preta, enfim, teve sua primeira chance e não teve culpa nos gols.
As outras novidades na escalação alvinegra foram Vinícius Silva, de volta a lateral-esquerda após cumprir suspensão automática e Chan no ataque. Já o time da casa não contava com o goleiro Weyde e com o artilheiro Matheus Sabiá, que estavam suspensos.
Em um gramado muito ruim e num estádio com estrutura precária, Real Noroeste e Internacional até que fizeram um bom primeiro tempo, apesar da ausência de gols.
Aos 5 minutos, Warlei cruzou da esquerda e Tony Galego mandou no travessão. Era o cartão de visita do time da casa, que logo em seguida perdeu o zagueiro Pedro Botelho, machucado. Igor Ribeiro entrou em seu lugar. Aos 9, a resposta leonina. Thiaguinho serviu Fernandes pela esquerda e o novato mandou por cima do gol, perdendo boa chance.
Aos 15, Chan foi acionado na direita e cruzou na cabeça de Thiaguinho, que perdeu um gol incrível na pequena área. Aos 26, foi a vez do volante Djalma pegar um rebote fora da área e encher o pé, acertando a trave do Real Noroeste.
A defesa leonina tinha trabalho para anular o grandalhão Matheus Silva, de 1m94. Os cruzamentos quase sempre encontravam a cabeça do camisa 9. Foram pelo menos quatro tentativas do atacante do time da casa.
Aos 44 minutos, Felipe Cordeiro levantou para a área e Bruno Moraes, o General, cabeceou por cima. Só que aos 48, quando a Inter estava próxima do gol, Djalma foi expulso fora do lance, após atingir Léo Carioca na lateral.
Com um jogador a menos, Roger Silva precisou mexer em toda estrutura da equipe. Chan foi embora para que Igor Maduro pudesse recompor o meio de campo. A Inter praticamente perdeu seu poderio ofensivo.
O segundo tempo foi emocionante. Roger Silva voltou com Julio Rush na vaga de Pedro do Rio. O Real Noroeste teve um gol anulado aos 10 minutos, quando Matheus Silva completou de cabeça uma falta cobrada por Pixote pela direita. Lance muito duvidoso.
Até que aos 14 minutos, Igor Maduro errou um passe para Julio Rush. O volante Norton desceu para o ataque e serviu Warlei pela direita. O atacante bateu cruzado e Vinícius Silva desviou para a rede no carrinho, marcando um gol contra.
A Inter poderia ter empatado no minuto seguinte, mas Thiaguinho parou na boa defesa de Waldson. Roger colocou Gui Mendes e Vitinho nos lugares de Balardin e Fernandes. Sendo assim, Igor Maduro passou para a zaga.
O gol de empate surgiu apenas aos 32 minutos. Tudo começou com uma roubada de bola de Igor Mauro na entrada da área de defesa. O volante arrancou em velocidade até o meio de campo, abrindo para Thiaguinho na ponta-direita. O estreante trouxe por dentro e deu ótimo passe para Gui Mendes. O jogador, que retornava de lesão, tentou acionar General na área. O centroavante fez a parede e a bola sobrou para o próprio Gui Mendes, que deslocou o goleiro Waldson para deixar tudo igual. Foi seu quarto gol em 14 jogos com a camisa alvinegra.
Aos 38, Gui Mendes deu um passe açucarado para Thiaguinho virar o jogo, mas o meia bateu fraco, facilitando a defesa do goleiro.
O técnico Duzinho Reis colocou em campo Bruno Menezes e Marcudinho e o time da casa passou a pressionar mais. Aos 39, na primeira jogada dos dois, Marcudinho por pouco não deixou o Real Noroeste novamente em vantagem.
No lance seguinte, Tony Galego aproveitou uma saída errada de Guilherme e só não fez o segundo porque o goleiro conseguiu evitar. Até que aos 42, passe perfeito e por cima de Bruno Menezes para Marcudinho. A defesa alvinegra parou e o camisa 19 marcou um golaço, acertando um petardo: 2 a 1.
Mas a Inter não se entregou e mesmo com 10 em campo, teve forças para buscar o empate. Aos 44, em escanteio pela esquerda cobrado por Júlio Rush, Vinícius Silva se redimiu do gol contra e escorou com força, no canto do goleiro Waldson, deixando tudo igual: 2 a 2, placar final.
A Inter segue invicta como visitante. Em seis jogos, empatou cinco e venceu apenas um. No sábado, às 16h, faz um jogo decisivo contra o líder Nova Venécia, no Limeirão.
Situação
Resultados da 11ª rodada: Real Noroeste 2 x 2 Internacional, Caldense 0 x 1 Pouso Alegre, URT 2 x 5 Bahia de Feira e Ferroviária 0 x 0 Nova Venécia.
A classificação ficou assim: 1) Nova Venécia 20, 2) Pouso Alegre 19, 3) Bahia de Feira 17, 4) Ferroviária e Real Noroeste 16, 6) Internacional 14, 7) URT 12 e 8) Caldense 2.
A 12ª rodada começará no sábado: 15h – Real Noroeste x Ferroviária; 16h – Internacional x Nova Venécia e Bahia de Feira x Caldense. No domingo, às 15h30 – Pouso Alegre x URT.
Real Noroeste 2 x 2 Internacional
Gols – Vinícius Silva (contra) aos 14 e Marcudinho aos 42 minutos do 2º tempo (Real); Gui Mendes aos 31 e Vinícius Silva aos 44 minutos do 2º tempo (IN).
Local – Estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, no Espírito Santo.
Árbitro – Diego da Silva Castro (Piauí)
Real Noroeste – Waldson; Gabriel, Jonatan, Pedro Botelho (Igor Ribeiro) e Léo Carioca (Djavan); Norton, Ícaro (Bruno Menezes) e Alex Pixote; Tony Galego, Matheus Silva (Marquinhos) e Warlei (Marcudinho). Técnico – Duzinho Reis.
Internacional – Guilherme; Felipe Cordeiro (Caxito), Felipe Camargo, Balardin (Gui Mendes) e Vinícius Silva; Djalma, Pedro do Rio (Júlio Rush) e Thiaguinho; Chan (Igor Maduro), General e Fernandes (Vitinho). Técnico – Roger Silva.
Ocorrências – cartão vermelho para Djalma (IN) e amarelos para Guilherme, Balardin (3º), Vinícius Silva, Felipe Cordeiro e Júlio Rush (IN); Léo Carioca e Bruno Menezes (Real).