A Itapirense deu uma tremenda esfriada na motivação do Independente, sábado no Pradão. Pela 4ª rodada, o Galo foi surpreendido e perdeu de virada para a líder do Grupo 4 por 3 a 1. A torcida galista esperava que o alvinegro pudesse manter a invencibilidade, o clima de euforia e o bom futebol apresentado na vitória diante do Paulista, em Jundiaí, por 2 a 0.
Com esse resultado, o time comandado por Álvaro Gaia deixou a zona de classificação, caindo para a quarta posição, com cinco pontos, junto com o Amparo. A Itapirense foi para 10 pontos e o Rio Branco chegou aos 7, após vencer o Amparo por 2 a 1. Vale lembrar que avançam para a segunda fase apenas os dois primeiros colocados de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros colocados. E no sábado, o Galo encara uma verdadeira decisão contra o Amparo, fora de casa. Aquele que perder vai se complicar muito na competição.
Do time que começou o jogo, a única novidade foi o atacante Paulinho na vaga do meia Dieguinho, que ficou no banco por não ter participado do apronto final (seu carro quebrou).
O Independente dava sinais de que mais uma vez sairia com a vitória. O Galo começou pressionando a Itapirense em seu campo de defesa, até que aos 2 minutos, Erick recebeu bom passe na esquerda e cruzou para a área. O zagueiro Mikael cortou com o braço. Pênalti bem marcado pelo árbitro Antônio Carlos de Souza Jr. Vitinho bateu forte e certeiro, no canto direito de Bruno para fazer 1 a 0. Foi o segundo gol do artilheiro galista na competição.
João Paulo tentou o segundo em um bom arremate de fora da área. Só que aos 9 minutos, o centroavante Nicholas chutou forte de fora da área e João Gabriel deu rebote. Jonathan aproveitou a sobra e mandou cruzado para deixar tudo igual. É a famosa “lei do ex” entrando em cena, pois o camisa 11 jogou pelo Independente na Segundona do ano passado.
Para piorar a situação galista, aos 21 minutos, João Gabriel recebeu uma bola recuada e quando foi chutar à frente, foi calçado por um jogador da Itapirense, sofrendo uma entorse no tornozelo. Desta forma, o goleiro precisou ser substituído pelo reserva Mayson.
E olha que o reserva se houve muito bem e não teve nenhuma culpa na virada sofrida. Pelo contrário, fez defesas importantes, evitando até uma goleada vermelha e branca. Aos 25, ainda frio em sua meta, se esticou todo e evitou o gol de falta de Andson.
Aos 44 minutos, após uma bola lançada do campo de defesa da Itapirense pelo goleiro Bruno, os zagueiros galistas ficaram olhando o meia Jé entrar livre na área e finalizar na saída de Mayson: 2 a 1.
Os jogadores galistas foram assustados para os vestiários. O Independente voltou com a mesma formação. Aos 3 minutos, Mayson fez uma excelente defesa na cabeçada de Jé, após cruzamento da direita de Matheus.
A paciência de Álvaro Gaia terminou aos 8 minutos, quando fez três alterações de uma só vez. Luiz Carlos, Crepaldi e Fabrício entraram nos lugares de Clayson, João Paulo e Erik, respectivamente. Logo em seguida trocou Théo por Dieguinho.
E Crepaldi, ex-Rio Branco e recuperado de lesão no joelho, foi logo dando seu cartão de visita aos 13 minutos, quando chutou forte de fora da área e o goleiro Bruno espalmou.
Quando o Independente era todo pressão, Crepaldi perdeu a cabeça e desferiu uma cotovelada em Felipinho, que tinha acabado de entrar no time de Itapira. O árbitro mostrou o cartão vermelho direto para o defensor.
Aos 40 minutos, Fabrício poderia ter marcado o gol de empate, após cruzamento de Dieguinho, mas desperdiçou. Já nos acréscimos, mais precisamente aos 52 minutos, em ótima jogada de Fábio pela esquerda, o lateral jogou entre as pernas de Fonseca e cruzou rasteiro para o baixinho Wilson, capitão do time de Itapira, pegar de primeira, no canto, definindo o placar: 3 a 1.
Situação
Resultados da 4ª rodada do Grupo 4: Paulista 3 x 0 União São João, Rio Branco 2 x 1 Amparo e Independente 1 x 3 Itapirense.
Na classificação: 1) Itapirense 10, 2) Rio Branco 7, 3) Amparo e Independente 5, 5) Paulista 4 e 6) União São João 1.
A próxima rodada começará no sábado: 15h – Amparo x Independente e Itapirense x Paulista. No domingo, às 10h – União São João x Rio Branco.
Independente 1 x 3 Itapirense
Gols – Vitinho, de pênalti, aos 3 minutos do 1º tempo (IN); Jonathan aos 9 e Jé aos 44 minutos do 1º tempo e Wilson aos 52 do 2º tempo (ITA)
Local – Pradão
Árbitro – Antônio Carlos de Souza Jr
Independente – João Gabriel (Mayson); Renato, Artur, Fonseca e Fernando; Clayson (Luiz Carlos), João Paulo (Crepaldi) e Théo (Dieguinho); Paulinho, Vitinho e Erick (Fabrício). Técnico – Álvaro Gaia.
Itapirense – Bruno; Matheus (Lucas), Mikael, Victor Cruz e Fábio; Ferreira (Pollicarpo), Wilson, Andson (Suba) e Jé; Nicholas (Vitor) e Jonathan (Felipinho). Técnico – Tássio Lopes Ferreira.
Ocorrências – cartão vermelho para Crepaldi (IN) e amarelos para Fernando (IN), Bruno, Wilson, Jé, Andson e Jonathan (ITA).