Estudos comprovam que brincar alivia a ansiedade e ativa a memória em crianças e também em adultos. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo The Nacional Institute for Play, lidar com objetos tridimensionais, como o cubo mágico, age no lobo frontal, a área executiva do cérebro.
A pesquisa aponta que os brinquedos mais lúdicos, como bonecas, atuam no sistema límbico, das emoções. Por sua vez, abraçar um ursinho de pelúcia libera uma série de neurotransmissores que acalma e relaxam, como a endorfina.
A relação entre brinquedos e o cérebro intensificada com a criação dos fidget toys, durante a pandemia. Inicialmente desenvolvidos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, os brinquedos sensoriais estimulam o bem-estar, a concentração e reduzem o estresse.
Segundo Ana Márcia Guimarães, membro do Departamento Científico (DC) de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), toda atividade que envolva um trabalho manual faz com que a criança foque na brincadeira, “minimizando os efeitos da ansiedade no organismo, pois ela transfere a tensão para o que está fazendo”.
Tal impacto pode ser observado tanto em adultos, quanto nas crianças. Entretanto, no organismo em formação dos pequenos ele é mais intenso, principalmente no que tratamento da ansiedade.
Confira os 9 melhores brinquedos para ansiedade, de acordo com pesquisas:
• Massinha
Apertar uma massinha de modelar gera sensação de alívio, além de estimular a concentração e a criatividade.
• Pop-it
Por causa dos movimentos repetitivos, do toque suave e do barulho semelhante ao estouro de bolhas. Tudo isso produz uma sensação que estimula áreas do cérebro ligadas ao alívio e conforto.
• Spinner
O brinquedo giratório ajuda o cérebro a “desligar” do que acontece no entorno e a focar em apenas uma ação.
• Cubo infinito
Esse brinquedo é formado por 8 cubos pequenos que podem girar em qualquer direção e ângulo, sem restrições. Ele ajuda a manter o foco.
• Slime
Proporciona alívio da ansiedade pela utilização do sentido tátil. O brinquedo ajuda a criança a se concentrar no presente e os barulhos produzidos ao apertá-lo gera boas sensações aos pequenos.
• Areia cinética
A textura da areia cinética e sua capacidade de se juntar ou se espalhar, cativa e estimula a concentração.
•Ursinho de pelúcia
Abraçar pelúcias libera uma série de neurotransmissores, como endorfina, que acalma e relaxam. Logo, proporcionam uma sensação de satisfação.
• Esfera de Hoberman
O movimento de abrir e fechar da bola pode auxiliar no momento em que é necessário se concentrar na respiração.
• Liquid Motion Bubbler Timer
Bolinhas coloridas que giram por um minuto dentro de um cilindro com água predem a atenção e ajudam a esquecer do que está acontecendo ao redor. Além disso, o movimento e as cores têm efeitos que acalmam o cérebro.