Criminosos fortemente armados atacaram a cidade de Guarapuava (PR), a cerca de 250 km de Curitiba, durante a noite de domingo (17) e madrugada desta segunda-feira (18), ao tentarem assaltar uma empresa de transportadora de valores.
Segundo a Polícia Militar, ao menos dois policiais ficaram feridos em decorrência dos ataques. Os oficiais tiveram ferimentos nas pernas e cabeça. Os criminosos ainda fizeram moradores reféns e fecharam os acessos da cidade. Além disso, eles colocaram fogo em dois veículos em frente ao batalhão da PM para dificultar a ação dos agentes de segurança.
Os assaltantes usaram ao menos sete veículos blindados durante a ação. De acordo com a PM, a sede do 16º Batalhão foi alvejada com disparos. A corporação informou que decidiu por fazer um cerco e não entrar em conflito para não causar perigo à população.
O tenente-coronel Joas Lins, do 16º batalhão da Polícia Militar afirma que quando os criminosos tentaram sair da cidade, houve confrontos na área rural. Uma farta munição foi apreendida.
Apesar do cerco, a quadrilha conseguiu fugir e até o momento ninguém foi preso.
Durante a madrugada, a prefeitura chegou a afirmar que pelo menos três moradores tinham se ferido na ação. Apesar disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou que atendeu somente um civil, que levou um tiro no braço.
Janelas da transportadora de valores foram destruídas. De acordo com a Polícia Federal há explosivos na região e o local foi isolado. O Esquadrão Antibombas de Curitiba foi acionado.
O Ministério da Justiça anunciou que está enviando reforços da PF e PRF para o Paraná.