A Internacional pode garantir hoje sua permanência na divisão de elite com uma rodada de antecedência. O Leão recebe o São Bernardo, às 20h30, no Limeirão, pela penúltima rodada do Paulistão. Ouça o jogo pelo Rápido no Ar e pela Rádio Mix 770 AM e FM 82,9.
A vitória em Novo Horizonte por 2 a 1, domingo passado, deu uma enorme tranquilidade a Internacional. O ambiente foi leve durante a semana. Além de fugir da zona do rebaixamento nesta reta de chegada, o Leão assumiu a vice-liderança do Grupo A, com 11 pontos, atrás apenas do Corinthians, que tem 17 e um jogo a menos.
O bom de tudo isso, é que a Internacional entrará em campo sabendo o que pode acontecer, isso porque, às 15h jogam Água Santa x Santo André, às 16h – Guarani x Ferroviária e às 18h30, Corinthians x Ponte Preta. Todos esses jogos interessam diretamente a Veterana.
A Inter escapa da degola se não perder para o São Bernardo e a Ponte Preta for derrotada na Néo Química Arena. Se a Macaca buscar um empate na capital por exemplo, aí o Leão teria que vencer seu jogo para não depender da última rodada, quando jogará em Santo André. A Ponte receberá o Ituano, no Moisés Lucarelli na 12ª rodada.
Agora para se classificar antecipadamente para as quartas de final, a rodada teria que ser perfeita para a Inter. Ela teria que vencer o São Bernardo e ainda torcer por derrotas de Água Santa e Guarani, que jogam em casa contra Santo André e Ferroviária, respectivamente.
Vinícius Bergantin pediu para seus jogadores focarem apenas no São Bernardo, esquecendo os jogos dos rivais. E ele está certo. O Leão tem precisa fazer primeiramente a sua parte. O primeiro objetivo é escapar do rebaixamento e o segundo, é avançar para pegar o Corinthians na segunda fase, repetindo o feito do ano passado, com Thiago Carpini.
O São Bernardo também vem a Limeira precisando vencer para se classificar. Mas ao contrário da Inter, não corre nenhum risco de rebaixamento, pois soma 15 pontos, na vice-liderança do Grupo B. O Bernô pode até virar líder, caso o São Paulo tropece em Mirassol, amanhã, às 16h.
O time comandado por Márcio Zanardi avança para pegar o São Paulo na próxima fase se vencer a Inter e a Ferroviária não ganhar do Guarani, em Campinas. O time de Araraquara tem um jogo a menos, que será realizado no dia 16 de março (quarta-feira), contra o Santos, na Fonte Luminosa. O time de Elano Blumer soma 10 pontos.
Os dois times jogarão completos hoje no Limeirão. Na Inter a grande preocupação são os cinco pendurados com dois cartões amarelos (Léo Duarte, Rafael Carioca, Tito, Rodolfo Filemon e Geovane). A Veterana é um dos times mais disciplinados do campeonato. Ninguém foi expulso e nenhum jogador cumpriu suspensão automática pelo terceiro amarelo.
A única dúvida de Bergantin está no ataque. Muito provavelmente, o treinador entre em campo com a mesma equipe que iniciou a partida diante do Novorizontino, ou seja, com Diego Tavares no ataque. Celsinho, Tito, Matheus Mancini e Lima, antes reservas, hoje são titulares absolutos.
A Inter estava há cinco rodadas sem vitória, mas a sequência foi interrompida em Novo Horizonte. Agora, são duas vitórias, cinco empates e três derrotas.
O São Bernardo vem em uma crescente. Foi campeão da Série A-2 de 2021, conquistou também o título da Copa Paulista e vai disputar a Série D do Brasileiro pela primeira vez este ano – porém não caiu no grupo da Inter no Nacional.
Na última rodada, o São Bernardo empatou com o Mirassol por 1 a 1, no no Estádio 1º de Maio, no ABC. O visitante saiu na frente com Fabrício Daniel, mas teve o artilheiro Zeca expulso. João Carlos entrou no 2º tempo e marcou o gol de empate aos 32 minutos. Nos acréscimos, Matheus Davó, emprestado pelo Corinthians, teve a chance de dar a vitória a sua equipe, mas parou no goleiro Darley em uma cobrança de pênalti.
O São Bernardo, que foi fundado em 2004, soma quatro vitórias, três empates e três derrotas neste Paulistão. Nos últimos 10 jogos, o Bernô marcou oito gols, mas sofreu oito também.
Como visitante, o São Bernardo só venceu o Água Santa por 1 a 0. São três derrotas para Santo André (1 x 0), Corinthians (3 x 0) e Botafogo (1 x 0) e um empate com o Santos (1 x 1).
O técnico Márcio Zanardi, que a exemplo de Vinícius Bergantin interessa a Chapecoense para a Série B do Brasileiro, costuma levar a sério a máxima de que “time que está ganhando, não se mexe”. Sendo assim, repetirá a escalação que tem utilizado nos últimos jogos.
Situação
A 11ª rodada começa hoje: 15h – Água Santa x Santo André, 16h – Guarani x Ferroviária, 18h30 – Corinthians x Ponte Preta e 20h30 – Internacional x São Bernardo. Amanhã, 16h – Mirassol x São Paulo, 18h30 – Palmeiras x Santos e 20h30 – Ituano x Red Bull Bragantino e Botafogo x Novorizontino.
Na classificação: Grupo A: 1) Corinthians 17, 2) Internacional 11, 3) Água Santa e Guarani 10. Grupo B: 1) São Paulo 17, 2) São Bernardo 15, 3) Ferroviária 10 e 4) Novorizontino 3. Grupo C: 1) Palmeiras 23, 2) Mirassol 17, 3) Ituano e Botafogo 15. E Grupo D: 1) Red Bull Bragantino 19, 2) Santo André 11, 3) Santos 10 e 4) Ponte Preta 8.
Internacional x São Bernardo
Internacional – Lucas Frigeri; Celsinho, Rodolfo Filemon, Matheus Mancini e Tito; Jhony Douglas, Matheus Galdezani, Lima e Léo Duarte; Diego Tavares (Geovane ou Renato Cajá) e Ronaldo. Técnico – Vinícius Bergantin.
São Bernardo – Júnior Oliveira; Joílson, Matheus Salustiano, Ligger e Cristovam; Rodrigo Souza, Vitinho Mesquita e Igor Fernandes; Silvinho, Paulinho Moccelin e Matheus Davó. Técnico – Márcio Zanardi.
Árbitro – Thiago Duarte Peixoto
Local – Limeirão, às 20h30.