Projeto de lei do vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca (Avante) prevê a obrigatoriedade de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santa Bárbara D’Oeste oferecerem atendimento contra a depressão infantil e na adolescência.
A proposta estabelece que esses pacientes serão acompanhados por psicoterapeutas e psiquiatras, de acordo com cada diagnóstico, e o atendimento deverá observar, analisar e entender os motivos das queixas relacionadas à depressão, com o objetivo de identificar as causas, a cura ou amenizar os sintomas.
“Embora seja comumente empregada como sinônimo de tristeza, a depressão pouco tem a ver com esse sentimento. Depressão é uma doença grave. Se não for tratada adequadamente, interfere na rotina e compromete a qualidade de vida. Nos adultos, é mais fácil de ser diagnosticada. Com as crianças, é diferente. Elas aceitam a depressão como fato natural, próprio de seu jeito de ser. Embora estejam sofrendo, não sabem que aqueles sintomas são resultado de uma doença e que podem ser aliviados. Calam-se, retraem-se e os pais, de modo geral, custam a dar conta de que o filho precisa de ajuda”, afirma, na justificativa.