O Palmeiras pode aumentar sua galeria de conquistas sob o comando de Abel Ferreira. O Verdão recebe o Athletico/PR, hoje às 21h30, no Allianz Parque, pela final da Recopa Sul-Americana. Esta é a oitava final em 15 meses do português no comando.
Trata-se do confronto do campeão da Taça Libertadores contra o ganhador da Copa Sul-Americana. O jogo de ida, disputado na Arena da Baixada, terminou empatado por 2 a 2. David Terans abriu o placar para os curitibanos, mas Jaílson empatou ainda no primeiro tempo. Marlos fez 2 a 1 para o Furacão no 2º tempo, mas Raphael Veiga, de pênalti, aos 51 minutos deixou tudo igual.
Se um novo empate acontecer, a decisão vai para a prorrogação. Se persistir o empate, o campeão será conhecido nas penalidades máximas. O campeão receberá 1,6 milhão de dólares (R$ 8,3 milhões). O vice ficará com 800 mil dólares (R$ 4,1 milhões). No ano passado, o Defensa y Justicia recebeu 1,2 milhão de dólares pelo título, enquanto o próprio Palmeiras, que ficou com o vice, levou 750 mil dólares.
Esta é a 36ª edição da Recopa Sul-Americana. A competição foi disputada entre 1989 e 1998 e vem sendo realizada de forma ininterrupta desde 2003. O futebol brasileiro teve 11 campeões: São Paulo, Grêmio e o Internacional venceram duas vezes cada, enquanto Cruzeiro, Santos, Corinthians, Atlético-MG e Flamengo levantaram a taça uma vez.
Athletico e Palmeiras disputam a Recopa pela segunda vez. O Furacão perdeu para o River Plate em 2019, quando entrou na competição após ganhar a Sul-Americana no ano interior. Já o Verdão parou no Defensa y Justicia no ano passado, depois de ter conquistado a Libertadores 2020.
Campeão da Libertadores 2021, o Palmeiras tem na Recopa a segunda decisão na temporada, já que chegou à final do Mundial de Clubes e perdeu o título para o Chelsea.
Abel Ferreira terá o retorno do zagueiro paraguaio Gustavo Gómez, que ficou isolado após testar positivo para a Covid-19. Jaílson e Zé Rafael estão confirmados. Ficam de fora Luan, Gustavo Scarpa e Gabriel Menino, lesionados.
No empate sem gols contra a Inter, no Limeirão, pelo Paulistão, o português preservou todos os titulares, até o goleiro Weverton. Apenas Atuesta e Rony entraram na etapa complementar.
No Athletico, Alberto Valentim terá o retorno do atacante Pablo, recuperado de lesão. O ex-jogador do São Paulo pode ficar com a vaga de Rômulo. Marlos, que marcou um golaço no jogo de ida, é outro que pode aparecer como novidade. O ex-jogador do São Paulo e do Shakthar Donetsk pode ganhar a posição de Léo Cittadini.
Pelo Campeonato Paranaense, o Athletico perdeu para o Operário por 2 a 1, na Arena da Baixada, e está em 6º lugar, com 17 pontos.
Palmeiras x Athletico/PR
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Jailson, Zé Rafael e Raphael Veiga, Dudu e Rony. Técnico – Abel Ferreira.
Athletico/PR – Santos; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura, Matheus Fernandes, Erick e Léo Cittadini; Terans e Pablo. Técnico – Alberto Valentim.
Árbitro – Jesus Valenzuela (Venezuela)
Local – Allianz Parque, 21h30.