O termo “comunicação” tem sua origem no latim, cujo significado era próximo a “tornar comum”. Logo, em sua essência, a troca de informação é a maior definição do que é comunicar-se; isso inclui ideias, conceitos abstratos, comportamentos e conteúdos escritos. Em outras palavras, comunicação é levar informação de um ponto a outro de diversos modos.
“Quem não comunica se trumbica”, Chacrinha. Quantas vezes fala-se uma coisa e entende-se outra ou às vezes você acha que deu um show na explicação e tudo que conseguiu foi confundir ainda mais seu interlocutor, por isso, seguem algumas dicas para iniciarmos o ano investindo em uma comunicação eficiente e evitando problemas e mal entendidos (Falta de acordo quanto à compreensão do significado de uma palavra, de um ato ou norma; equívoco. Ausência de entendimento; briga, contenda, desentendimento, conflito).
Dicas de ouro da comunicação:
1 – Ter que explicar mais de uma vez – Se a pessoa que está te ouvindo tem mais dúvidas sobre o que você disse do que esclarecimento, então é um sinal de que você não sabe explicar sobre aquilo proposto;
2 – Seus diálogos se parecem mais com monólogos – Somente você fala e não gera perguntas? Cuidado! Se a pessoa para qual você está falando nem se dá ao trabalho de fazer uma pergunta que seja durante sua explanação (a menos que tenha sido acordado antes da apresentação), é um sinal de que você está em um monólogo;
3 – Demora pra chegar no objetivo – Ilustra em exagero o que está sendo tratado. Fala da etimologia, dos termos aplicados, parecem intermináveis suas explicações. Isso é sinal de prolixidade. Pessoas que para chegar a uma simples conclusão, contam histórias e estórias, acabam complicando aquilo que era pra ser simplificado;
4 – Justifica demasiadamente suas decisões – Se já presenciou justificativas que parecem intermináveis, sabe que aquilo já é chato de ser ouvido, imagina que canseira deve dar em quem te ouve?;
5 – Termos complicados – Você precisa falar a língua que a pessoa entenda. Não adianta querer gastar todo seu latim, sendo que a pessoa entende o português básico mesmo;
6 – Uma nota só – Sabe aquelas pessoas que você olha pra ela e não sabe se estão sorrindo ou se estão tristes? Pois é, imagina uma pessoa que fala e você não consegue perceber a emoção que ela diz ter, pelo que faz, quando a ouve. Tom monocórdio entendia qualquer comunicação. Quem ouve fica entediado por perceber que quem fala não tem tanta empolgação pelo assunto; e
7 – Inexpressividade – Assim como um tom monocórdio na fala é um tédio, olhar para uma pessoa que não demonstra na face e nem nos gestos sua empolgação pelo assunto tratado, é cansativo. Linguagem Corporal é fundamental para que sua comunicação seja transmitida com excelência. É através dela que a pessoa percebe se você passa ou não confiança sobre o assunto que está sendo tratado.
Comunique-se! Fale com simplicidade e clareza. Ouça as perguntas e as responda. Procure saber se o que você disse foi compreendido. Transforme a comunicação em leve, suave e divertida, é mais gostoso e a mensagem é a mesma. Chegue a um consenso: ninguém é o dono da razão! É preciso que possamos escutar ao outro.
Encerro com um convite a reflexão: “Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria liguagem, você atinge seu coração.” Nelson Mandela