Um áudio que vem circulando via WhatsApp tem preocupado muitas pessoas. Na gravação uma mulher afirma que quem não realizar o cadastramento biométrico até o início de dezembro terá que pagar uma multa de R$ 150 – ela diz ainda que caso o valor não seja pago, todos os documentos da pessoa serão bloqueados.
A informação rapidamente se espalhou pelos grupos e em Limeira algumas pessoas estão perdendo o horário de almoço para comparecer até o Cartório Eleitoral. Porém tudo não se passa de uma brincadeira de péssimo gosto e uma informação falsa.
Ouça o áudio:
Através de uma nota a Justiça Eleitoral desmentiu o boato. Acompanhe:
“Em razão de informações que circulam em aplicativos de mensagens, como o Whatsapp, a Justiça Eleitoral esclarece que é falsa a notícia de que os eleitores que não comparecerem ao cadastramento biométrico até 7 de dezembro serão multados em 150 reais.
Em São Paulo, 85 cidades passam pelo cadastramento biométrico obrigatório e o eleitor que não comparecer nos prazos estabelecidos terá o seu título cancelado.
Com o título cancelado, o eleitor não poderá tirar passaporte, tomar posse em cargo público, matricular-se em estabelecimento oficial de ensino e obter empréstimo em bancos públicos, entre outros impedimentos.
Nos demais municípios onde a biometria já foi adotada mas o cadastramento ainda não é obrigatório, como na cidade de Limeira, ainda não há prazo final estabelecido para o comparecimento dos eleitores, contudo, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores se adiantem e façam sua biometria para evitar filas no futuro.”