Dois bebês, um de dois meses e outro de quatro meses precisaram ser internado às pressas na última quinta-feira (2) após receberem doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 por engano em uma UBS (Unidade Básica de Saúde), na cidade de Sorocaba (SP).
Os bebês foram levados ao Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), onde permanecem internados. Eles deveriam ter recebidos a vacina pentavalente, contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e bactéria haemophilus influenza tipo b, quais são recomendadas aos bebês de 2, 4 e 6 meses.
A mãe de uma das crianças contou que entrou na sala de vacinação, a enfermeira explicou sobre a vacina e aplicou. E que horas depois da aplicação, sua filha começou a ter uma reação muito forte, com febre e vômito.
Ela também relatou que no dia seguinte recebeu uma ligação da UBS onde a filha foi vacinada, para que ela retornasse com carteirinha. Relatou a mãe da bebê, que demorou a ser comunicada sobre o erro na aplicação da vacina. E que este erro foi informado pessoalmente através do secretário de saúde da cidade.
Segundo a mãe, eles alegaram que os frascos da vacina da Pfizer e da pentavalente são parecidos.
No mesmo dia dois bebês foram vacinados erroneamente com a Pfizer.
A Pfizer recomendou sete dias de internação com eletro, ecocardiograma e recolhimento de sangue a cada 48 horas, onde os bebês estão internados.