“Alimentar relacionamentos, que só trazem sofrimento é masoquismo, é atrapalhar sua vida. Não gaste vela com mau defunto. Se você estiver com um marido/mulher que não esteja compartilhando, empreste, venda, alugue, doe… e deixe o espaço livre para um novo amor.” Roberto Shinyashiki
“Você não vai para tal lugar.”, “Quero que você faça isso agora.”, “Não gosto do seus amigos.”, “Não gosto de estar com sua família e você vai sair comigo.”, dentre outras frases de ‘cair o queixo como estas são sinais que devem ativar nosso alarme interno para avaliar o relacionamento que estamos vivendo…
Se estivermos fazemos muito pelo outro (a) e a recíproca não é verdadeira, devemos ficar alertas e avaliarmos: por que isso ocorre? Por que nos doamos tanto a alguém e não temos reciprocidade?
Outro ponto importante é “pisar em ovos”, esse é um péssimo sinal! Se ficamos “pisando em ovos” para não desagradar ao outro, para “não dar confusão”, se precisamos alertar familiares e amigos como é a conduta que a pessoa em questão exige, talvez isso seja um indicativo que estamos nos metendo ou vivendo um relacionamento que irá nos machucar, que pode nos afastar de amigos e familiares, que pode nos fazer sofrer.
Se gritos, ordens, mudanças frequentes de humor, melindres, exigências, fazem parte do dia a dia deste relacionamento, este não é um relacionamento saudável.
Relacionamentos precisam ser pacíficos, precisam ser gostosos, precisam permeados por diálogos, boas conversas cheia de sorrisos, por risadas, por tranquilidade, não pode haver medo, ‘pisar em ovos’, desconfiança, afinal, isso não é saudável, não nos deixa feliz e não nos ajuda a ficarmos felizes.
Gostoso mesmo é estarmos tranquilos na presença do outro, é falarmos sem medo de sermos repreendidos, é telefonarmos quando sentimos vontade ou precisamos, é darmos risada juntos, é compartilharmos dificuldades buscando soluções e não culpados. Gritos, ofensas, ordens, desprezo não fazem parte de um relacionamento legal!
Relacionamentos tóxicos são extremamente ruins, causam sofrimento, anulam um dos dois e acabam com sofrimento e tristeza.
Se você está em um relacionamento assim, repense, reveja, pense se está feliz e se é isso que você busca para a sua vida! Se não é, se valorize! Repense a idéia deste relacionamento e considere terminar, considere buscar companheirismo, reciprocidade, felicidade, simplicidade, leveza, felicidade…
Deixo um convite a reflexão: “Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.” Carl Jung