Foi sancionada a lei que estabelece ações de Promoção da Dignidade Menstrual em Limeira (SP). A proposta foi criada pela vereadora Mariana Calsa (PL) e prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Também devem ser realizadas campanhas de conscientização sobre a menstruação e a saúde feminina.
“Meninas e mulheres não podem ser afastadas do convívio social por conta da falta dos produtos de higiene. A distribuição gratuita vai promover a dignidade, a saúde, a educação e a valorização feminina. A menstruação é algo natural e jamais pode ser encarada como um problema”, justificou a vereadora em seu projeto.
O combate à pobreza menstrual na cidade ganhou o apoio do movimento Girl Up e de várias entidades de Limeira. A vereadora conta que já tem conversado sobre o assunto em setores da cidade e também com empresas como a InCiclo e a Pantys, que se colocaram abertas a colaborar nas ações de promoção da dignidade menstrual.
Para a definição das mulheres em vulnerabilidade social, de acordo com a lei, serão utilizados como critério os indicadores sociais do IBGE, CadÚnico e dados disponíveis no Ceprosom. Com a publicação da lei no Jornal do Município da última quarta-feira (29), a Prefeitura de Limeira tem um prazo de até 120 dias para regulamentar como deve funcionar sua aplicação.