A construção do viaduto sobre a Avenida Itavuvu, na Zona Norte de Sorocaba, que interligará as avenidas Edward Fru-Fru Marciano da Silva e Ulysses Guimarães, segue em ritmo acelerado. Até o momento, 40% das obras foram concluídas e a previsão de finalização e entrega dos trabalhos mantém-se em maio de 2022.
As obras estão sob a responsabilidade da Unidade de Execução de Programa (UEP), que integra o Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead), da Prefeitura de Sorocaba.
Conforme o projeto, está prevista a construção de um viaduto com 390 metros de extensão e 16,9 metros de largura, com quatro pistas de tráfego. O valor total está orçado em R$ 19,9 milhões, custeado por meio de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
O novo viaduto permitirá a expansão do sistema viário e a criação de nova opção de interligação, agilizando os deslocamentos nessa região da cidade, inclusive, o fluxo do transporte coletivo, sobretudo no corredor Itavuvu do Sistema BRT. O acesso entre as avenidas Edward Fru-Fru e Ulysses Guimarães será direto, sem passar pela Avenida Itavuvu.
Os trabalhos estão concentrados em uma área de 6.500 metros quadrados. Até o momento, 77% dos serviços preliminares, de preparação do local de obra, já foram realizados, além de 86% das intervenções de infraestrutura. Outras frentes também avançam, como a de pavimentação, com 25% do total já executado, além de 35% de paisagismo, 7% de movimentação de terras e 27% de superestruturas.
“Dos oito pilares, seis já estão prontos. A grande maioria da equipe de operários está concentrada, agora, na construção desses dispositivos de sustentação do viaduto. A cada mês, podemos identificar uma grande mudança no canteiro de obras, sinalizando o avanço das obras”, aponta Rodrigo Faria, engenheiro da UEP.
Contratada por meio de licitação, a empresa Jofegê Pavimentação e Construção Ltda. é quem executa a obra, com equipes que atuam durante o dia. “Tudo tem caminhado conforme o cronograma. Temos acompanhado, passo a passo, e feito todas as medições da obra”, diz a responsável pelo CADI, Jessica Pedrosa.
No projeto do novo viaduto, também está inclusa a implantação de redes de drenagem, iluminação de LED e sinalização viária, que terão início mais adiante, na fase final. Este último projeto já está pronto, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) e pela Urbes – Trânsito e Transportes.