Athletico/PR e Santos abrem hoje o mata-mata das quartas de final da Copa do Brasil. O primeiro duelo está marcado para as 19h, na Arena da Baixada.
O Peixe entrou direto na terceira fase por ter participado da Taça Libertadores da América. O alvinegro eliminou primeiramente o Cianorte, vencendo no Paraná por 2 a 0 e na Vila Belmiro por 1 a 0. Nas oitavas de final enfrentou a Juazeirense. Goleou por 4 a 0 em casa e perdeu na Bahia por 2 a 0.
O Furacão também entrou direto na terceira fase pelo mesmo motivo. Passou pelo Avaí, empatando por 1 a 1, em Florianópolis e vencendo em Curitiba por 1 a 0. Depois, eliminou o Atlético/GO, vencendo por 2 a 1, na Arena da Baixada e empatando por 2 a 2, em Goiânia.
No Campeonato Brasileiro os rivais estão separados por apenas um ponto. O time paranaense, que perdeu no domingo para o Corinthians por 1 a 0, em casa, ocupa a 9ª colocação com 23 pontos, enquanto o time paulista, que ficou no 2 a 2 com o Internacional/RS, na Vila Belmiro, é 11º, com 22.
O Athletico sofreu pelo menos um gol nos últimos 11 jogos. Em momento defensivo ruim, o Furacão só passou em branco em uma das 18 partidas recentes. O Santos venceu um jogo nos últimos seis, enquanto o Athletico saiu vencedor em uma das últimas sete partidas.
O ataque santista vive dificuldades desde a saída de Soteldo em abril. Marinho passou a concentrar o maior trabalho do setor, ao lado de jogadores pouco experientes como Kaio Jorge, Marcos Leonardo e Ângelo.
Em maio, o setor ganhou o reforço de Marcos Guilherme, segundo jogador contratado pelo clube após o fim da punição imposta pela Fifa por dívidas – elas foram saldadas com a venda de Soteldo.
No entanto, Kaio Jorge foi negociado com a Juventus de Turim no início do mês e Marinho está fora por lesão, o que prejudicou a produção ofensiva santista nas últimas semanas. Diniz chegou a improvisar o meia Gabriel Pirani no setor na busca pelos gols. Foram apenas 19 em 17 jogos pelo Brasileirão até agora. Por falta dos gols, o time foi eliminado da Copa Sul-Americana.
Athletico/PR x Santos
Athletico/PR – Santos; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Erik, Christian, Terans e Nikão; Renato Kayzer (Bissoli) e Carlos Eduardo. Técnico – Antônio Oliveira.
Santos – João Paulo; Madson, Luiz Felipe, Wagner Leonardo e Felipe Jonatan; Camacho, Jean Mota, Carlos Sánchez e Gabriel Pirani; Marcos Guilherme e Lucas Braga (Marcos Leonardo). Técnico – Fernando Diniz.
Árbitro – Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Local – Arena da Baixada, 19h.